sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A ECONOMIA DAS ´APPS` PARA TELEMÓVEL

A tecnologia encontra-se numa corrida constante no sentido de se tornar cada vez mais pessoal: como se pode tornar mais simples e ajudar mais o utilizador? Na minha opinião, o tema da app economy é bastante pertinente, visto que é relativamente fácil passar-nos ao lado a dimensão que as apps assumem na economia mundial a nível de geração de riqueza, empregos e mudança de comportamentos.
As apps ajudaram a moldar os líderes da tecnologia móvel e o setor da tecnologia é um dos maiores do mundo também em termos de crescimento, onde suplanta os setores do entretenimento – tal como Hollywood – e do desporto. A economia das aplicações (apps) refere-se à dimensão da atividade económica que gira à volta das aplicações para telemóvel, criando novas fortunas para empreendedores e mudando a forma como os negócios são feitos. Compreende a venda de apps, receitas de anúncios ou relações públicas geradas por apps gratuitas, bem como os dispositivos físicos em que as apps funcionam.
A chamada app economy começou a proliferar com o aparecimento do iPhone e da App Store da Apple, em 2008. Assistimos, desde então, ao surgimento vertiginoso de startups cujo produto ou serviço está assente em aplicações móveis. Em 2007, virtualmente não existiam apps; em 2011 mais de 25 biliões de descarregamentos tinham sido feitos e estima-se que até 2020 esta economia possa duplicar o seu tamanho, tornando-se numa economia de 101 biliões de dólares. Este crescimento dever-se-á ao aumento do uso destas apps e de uma maior adopção do smartphone por todo o mundo - estima-se que até ao fim de 2016 existam 2 biliões de indivíduos com smartphone. Os jogos geraram 85% das receitas deste mercado em 2015 (34,8 biliões de dólares), devendo passar para 41,5 biliões em 2016.
No entanto, outras categorias crescerão ainda mais rápido. As apps provêm agora de todas as áreas da indústria: banca, retalho, companhias aéreas, serviços de transporte e até agências governamentais. Neste momento existem cerca de 4,2 milhões de apps disponíveis para download (2 milhões para iOS e 2,2 milhões para Android). No meu entender, ser bem-sucedido neste mercado requer que as empresas se movam com rapidez e agilidade ao mesmo tempo que proporcionam uma boa experiência junto do consumidor, o que inclui práticas de segurança necessárias para proteger os utilizadores das crescentes ameaças de ciber-segurança. Penso que as empresas que se pretendem assumir como líderes neste mercado altamente competitivo devem antecipar as tendências de consumo e procurar tirar partido de novas oportunidades.
Para termos uma melhor noção do quão significativo este setor da economia é, tomemos como exemplo Evan Spiegel, o fundador e presidente-executivo do Snapchat, uma app de partilha de fotografias e vídeos. Spiegel é o bilionário mais jovem do mundo, com uma fortuna estimada de 2,1 biliões de doláres. Usado diariamente por quase 100 milhões de pessoas, o Snapchat é avaliado em cerca de 16 biliões de doláres. Destaque ainda para Travis Kalanick, CEO da aplicação de transporte Uber, com uma fortuna estimada de 6 biliões de dólares.
No entanto, nem tudo são vantagens, nem é tão fácil como parece ser-se bem-sucedido neste mercado. Uma boa ideia não é condição suficiente. Criar uma startup baseada numa boa app, com design apelativo e com uma boa experiência de utilização poderá não ser difícil, mas fazer chegar essa app a um número relevante de utilizadores disponíveis, que pagam recorrentemente pela sua utilização, creio que já o é – existem centenas de milhares de apps a competirem por visibilidade.
A nível europeu, estima-se que as receitas provenientes das apps passem de 17,5 biliões de euros para 63 biliões de euros em 2018 e o número de empregos espera-se que passe de um milhão em 2013 para 2,8 milhões (considerando apenas os indivíduos que trabalham no desenvolvimento das apps; se considerarmos o restante suporte e marketing, este número passa para os 4,8 milhões).
Para concluir, as apps já alteraram a forma como passamos o nosso tempo livre, a forma como trabalhamos e a forma como cuidamos de nós. No entanto, penso que nos próximos anos a nossa dependência destas só irá aumentar.

Alexandra de Sousa Fernandes

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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