sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O papel do turismo na economia portuguesa

Portugal tem um grande potencial em termos de turismo. As condições naturais e climatéricas, a grande competitividade em relação a preços, a hospitalidade e cultura portuguesas, para além da paisagem e património nacional, são aspetos que favorecem o desenvolvimento do turismo e da atividade económica através dos mais de 13 milhões de turistas que anualmente fazem férias no país. 
O peso do turismo na economia do país está muito acima da média mundial pois, pelos dados obtidos, sabemos que em Portugal o contributo do sector para o PIB é de 5,8%, e de 7,2% para o emprego directo, enquanto a nível mundial, a média é de 2,9% e de 3,4%. Emprega 8,2% da população e continua a criar postos de trabalho, apesar da crise económica do país. Desde o início da crise foram criados mais de 50 mil empregos só na área do turismo, mais alguns indirectos. 
Nas exportações, medidas através dos gastos dos visitantes (incluindo as despesas com transportes), o contributo é de 19,6% face ao total do comércio internacional. Uma percentagem superior à que se verifica na Europa (5,3%) e no mundo (5,4%).
O turismo é um dos principais sectores da economia portuguesa, senão o mais importante, pois tem um contributo para o PIB, para as exportações, para o investimento e para a criação de emprego muitíssimo relevante.
Outro aspecto a salientar é a relevância deste sector para o investimento, que é quase três vezes superior ao contributo registado na Europa e no resto do mundo: 12,5% em Portugal contra 4,6% na Europa e 4,4% em termos globais.
Os países de origem dos turistas que visitam Portugal são, sobretudo: Reino Unido, Espanha, França e Alemanha. Em termos de receitas turísticas, Portugal atingiu, em 2015, os 10,6 mil milhões de euros, quase mais mil milhões do que em 2014.
Posto isto, Portugal está na moda e tem aqui um lado da economia portuguesa que deve continuar a apostar forte. Apostar na inovação e na qualidade é uma das fórmulas de sucesso do setor. Também a forma como recebemos os turistas acaba por ser uma mais-valia, principalmente nas cidades portuguesas que praticam preços semelhantes à concorrência europeia.
 As perspetivas para o futuro também são animadoras. De acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial do Turismo (OMT), o setor deverá crescer a nível mundial a um ritmo de cerca de 3,3% ao ano até 2030, o que representa um fluxo de mais 40 a 43 milhões de turistas – um número que representa um ciclo de oportunidades para os negócios do turismo em Portugal e que acaba por ter reflexos na economia nacional.

Leonel Filipe Razão Peixoto 
      
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: