quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A Economia Paralela em Portugal

Em Portugal, e arrisco-me a dizer, como em todos os países do mundo, existem trocas comerciais que não são registadas, ou seja, que não são tributadas e não entram para a contabilidade nacional. Este fenómeno chama-se Economia Paralela e engloba todas as transações económicas que contribuem para o PIB, mas que, por diversas razões, não são tidas em conta e divide-se em diferentes categorias: a economia subdeclarada, a ilegal, a informal, o autoconsumo e a subcoberta por deficiências estatísticas.
Na economia subdeclarada as transações não são registadas para “fugir” aos impostos, e no caso da ilegal, como podemos perceber, não se declaram atividades ilícitas (como por exemplo tráfico de drogas). As economias informal e de auto-consumo são caracterizadas pelos ditos “biscates”, pequenos trabalhos domésticos ou ligados ao artesanato e à agricultura e que servem muitas vezes, por exemplo, de meio de subsistência a famílias no limiar de pobreza, o que acaba por servir de “almofada social”. Por último, há o caso das falhas na recolha de dados estatísticos.
Falando em números, estas transações “invisíveis” correspondem a 46 milhões de euros, o que equivale a 26% do PIB (dados do Obegef – Observatório de Economia e Gestão de Fraude), e suportariam o orçamento do ministério da saúde durante cinco anos. O Instituto Nacional de estatística aponta apenas para 13% do PIB mas esta diferença deve-se principalmente á inclusão da prostituição e do tráfico de droga nas estimativas.
No contexto de crise que Portugal vive neste momento, baixar o défice público é uma das prioridades, e se os níveis de economia paralela baixassem para os níveis médios da OCDE conseguíamos colocar este défice em 2,5%, o que cumpre o limite estabelecido pela comissão europeia de 3%.
É importante perceber quais são as causas que levam a que isto aconteça para que se possa atuar de forma efetiva. No geral, o que explica este fenómeno são os impostos, as contribuições para a segurança social, a burocracia, o baixo nível de educação, a instabilidade social e o desemprego, entre outros. Aumenta assim o incentivo para manipulações na contabilidade das empresas e nos preços, a utilização de paraísos fiscais e a realização de transações económicas sem fatura.
Do lado das consequências temos, principalmente, a redução das receitas fiscais, e a limitação da democracia devido a desconfianças. Como é óbvio, já estão a ser tomadas medidas de combate à fraude, mas que ainda não são suficientes.
Na minha opinião, as melhores soluções partiriam por “apertar o cerco” ao lado da economia ilegal, colocando ainda mais forças policiais dedicadas unicamente ao tráfico de droga e prostituição, o que resolveria para além desta situação alguns problemas sociais, e incentivar sobretudo as empresas a serem claras. Do meu ponto de vista, esta última parte, é a mais fundamental, mas também a mais complicada. No fundo teríamos de promover ainda mais a declaração sob a forma de faturas de todas as transações comerciais, e isso seria mais fácil se, por um lado, as empresas tivessem menos carga fiscal e, por outro, uma maior pressão feita com leis e coimas. Desta forma tornava-se mais preferível declarar tudo, uma vez que não seria tão dispendioso ao nível de impostos, do que arriscar-se a coimas que poderiam por em risco a sobrevivência da própria empresa, ou seja levar as entidades a achar que “o crime não compensa”, e desta forma criar uma bola de neve nas empresas que promoveria o crescimento da economia, porque se eu só compro mercadoria ao meu fornecedor “dentro da lei” também terei de aplicar isto aos meus clientes e desta forma vender também tudo “dentro da lei” para justificar as saídas de inventário.
Concluindo, este seria um ponto de partida para a resolução de alguns dos problemas do nosso país e, por isso, um foco prioritário para os nossos governantes.

Maria Miguel Carvalho

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: