quinta-feira, 10 de novembro de 2016

EMIGRAÇÃO JOVEM EM PORTUGAL

Nos dias de hoje é fácil repararmos que todos os meses milhares de jovens emigram, não com a satisfação de quem procura novas experiências mas com a frustração de quem sente que o país onde nasceu não lhe dá nem lhe dará no futuro qualquer oportunidade. Os jovens estão preocupados com o seu futuro, amedrontados com o facto de não saberem o que os espera quando terminarem a sua educação, e perdidos e inseguros quanto ao que terão de enfrentar.
Portugal vê-se atualmente num estado caótico no que diz respeito aos novos empregados. São demasiados os licenciados que procuram um emprego que escasseia cada vez mais. A situação tem piorado ao longo dos anos e cada vez mais os portugueses se veem obrigados a abandonar o seu lar e partir para um local onde tenham mais oportunidades e onde possam ser melhor remunerados.
Antes de mais definirei alguns termos importantes, sendo que emigração é o ato e o fenómeno espontâneo de deixar o seu local de residência para se estabelecer numa outra região ou nação, (a emigração é a saída de nosso País), diferenciando-se em dois tipos de emigrantes: a emigrante permanente (pessoa que, no período de referência, tendo permanecido no país por um período contínuo de pelo menos um ano, o deixou com a intenção de residir noutro país por um período contínuo igual ou superior a um ano); e emigrante temporário (pessoa que, no período de referência, tendo permanecido no país por um período contínuo de pelo menos um ano, o deixou, com a intenção de residir noutro país por um período inferior a um ano). Excluem-se desta situação as deslocações com carácter de: turismo, negócios, estudo, saúde, religião ou outra de igual teor.)
Portugal investiu em educação mas esqueceu-se que era necessário criar empregos para os milhares de alunos que terminam os seus cursos todos os anos. O estado português financiou a nossa educação durante anos e agora quem irá beneficiar dos seus frutos serão países como o Reino Unido, a Suíça e Alemanha, entre outros, pois estes países são sinónimo de oportunidade, oportunidade de adquirir e aplicar novos conhecimentos, oportunidade de ter um futuro.
Segundo dados do Pordata, o número de emigrantes permanentes têm vindo a aumentar: em 2000, saíram do país 4692 emigrantes permanentes; em 2014, o número subiu para 49572; tendo havido uma diminuição em 2015, registando se 40337 emigrantes permanentes. Em relação a emigrantes temporários, foram registados em 2000 cerca de 16641 e em 2015 cerca 60826 emigrantes temporários.
Há então um aumento do número total de emigrantes, sendo que no ano 2000 registaram-se cerca de 21333 emigrantes e no ano 2015 o número total de emigrantes foi de 101203, tendo-se verificado um aumento de 474% em relação ao ano 2000.         
A procura de novas e melhores oportunidades profissionais e de um melhor nível de vida são os principais motivos para os jovens saírem de Portugal. Estes querem mais do que um primeiro emprego. Vão por uma carreira e farão a sua vida de acordo com o país onde a sua formação e qualidade forem reconhecidas. Para Portugal significa muito: estamos perante a perda da tão necessária mão-de-obra qualificada, a tal “fuga de cérebros”. Mais importante ainda é salientar que a emigração tem consequências graves para Portugal, contribuindo para o envelhecimento da população portuguesa.
Existe uma enorme necessidade de reorganização do nosso mercado laboral, numa lógica de valorização do capital humano e da criação de oportunidades de desenvolvimento profissional, para que se criem condições para esta geração que se vê aliciada a emigrar e que, apesar de poder trazer algumas vantagens disso, é uma geração altamente qualificada e preparada que muito pode dar ao país e ajudar ao seu desenvolvimento.

Pedro Miguel Sá Lomba

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: