sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Dívida pública – um nível recorde

A dívida pública portuguesa representa o que, externa e internamente, o Estado Português deve através dos seus compromissos financeiros.
A dívida das administrações públicas portuguesas começou a crescer a  partir do ano 2000, em que correspondia a cerca de 50,7% do produto interno bruto, mas foi a partir de 2008 que se verificou um crescimento mais acentuado desta componente. De facto, que passou-se, em 2008, de uma uma dívida de 71,7% do PIB para cerca de 129% do PIB em 2015, ou seja, passou-se de um endividamento bruto de 128 mil milhões para cerca de 231 mil milhões de euros. É possivel constatar que a dívida quase que duplicou num espaço de 7 anos. Este fenómeno pode ser explicado, na sua maioria, pela crise financeira internacional de 2008, que provocou um aumento exponencial da dívida e do desemprego.
Como consequência destes constantes aumentos da dívida portuguesa, verifica-se que os encargos da mesma são extremamente elevados, chegando a valores equivalentes a 4,9% e 4,6% do PIB, em 2014 e 2015, respetivamente. Portugal é dos países da Europa que tem os juros da dívida mais elevados, superiores aos de países como Irlanda, Itália e Espanha.
Apesar de tudo o que se tem feito para controlar a dívida pública, esta continua a aumentar, sendo que está há sete meses consecutivos a aumentar, elevando a mesma, segundo informações disponibilizadas pelo Banco de Portugal, a cerca de 244 mil milhões de euros. O que significa que no espaço de um ano a dívida pública aumentou cerca de 5,26% ou 12,2 mil milhões de euros.
Um facto é que a dívida atingiu um nível recorde, e está a chegar a níveis insustentáveis. Com este nível de endividamento e com os encargos que o acompanham, vai ser sempre muito difícil sair desta situação que em tudo se parece com uma bola de neve.

Nuno Alexandre Sousa

Referências:

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: