quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O Sabor Português

Numa casa portuguesa fica bem/Pão e vinho sobre a mesa/ E se à porta humildemente bate alguém/ Senta-se à mesa co'a gente.
Não é novidade para os portugueses que somos conhecidos como um povo hospitaleiro, com boa cama e boa mesa para quem recebemos. Já Amália Rodrigues o dizia, como podemos ver na citação acima reproduzida. É de facto uma das bandeiras atrativas do nosso país por esse mundo fora.
Portugal enquanto destino de férias tem tido uma procura crescente nos últimos anos, como os próprios números o comprovam. O saldo da balança de viagens e turismo em Portugal, em % do PIB, apresenta valores positivos desde que há registo, contudo nota-se o início de uma tendência crescente entre os anos de 2010 e 2012, altura em que os valores em percentagem do PIB passam da casa dos 2% para a casa dos 3%. Portugal apresentava, em 1996, um saldo de 2%, em 2010, um saldo de 2,6%, em 2012, um saldo de 3,4% e, em 2015, estima-se que o valor fique nos 4,3%.
Nos últimos 6 anos, no setor do turismo, Portugal tem crescido muito mais do que aquilo que cresceu desde 1996 até então. Os turistas chegam de toda a parte do planeta, com destaque para o continente europeu e, em específico, para a Alemanha, Reino Unido e França.
Retomando a ideia inicial, o setor da restauração é uma peça fundamental para o setor do turismo, não só por ser uma atividade inerente ao turismo, isto é, Portugal ao receber turistas, estes irão, inevitavelmente, consumir na hotelaria e restauração, mas também pelo prestígio.
Na Exponor, decorreu entre os dias 27 e 29 de Outubro o evento So Food So Good – Portugal Taste. É a primeira vez, em Portugal, que se realiza um evento para os setores da alimentação, panificação, restauração, hotelaria e afins. Pretende funcionar como ponte de ligação entre a oferta e a procura, expondo de forma diferenciada os produtos, equipamentos e serviços, e combinando com a vertente expositiva a vertente demonstrativa através do contacto direto com Chefs de cozinha de prestígio nacional e internacional.
Sobre o formato do So Food So Good, a Exponor explica que “o desafio foi desenvolver um conceito que proporcionasse às empresas uma forma mais dinâmica e interativa de apresentar os seus produtos, um fator determinante quando se trata de uma feira do setor agroalimentar”. Esta feira veio assim colmatar uma lacuna no norte do país por ainda não ter havido um evento com este alcance e dado que esta é a região do país em que há mais empresas deste ramo.
No contacto direto com o evento, foi possível constatar a enorme expansão que o setor está a atravessar e é de salientar a forte presença dos empresários e produtores transmontanos.
Em suma, Portugal apresenta-se ao mundo com muito mais do que belas praias e calor: apresenta-se como um destino turístico completo, com tudo de bom para surpreender os seus visitantes, seja com a visão, o paladar, o tato, o olfato ou a audição. 

Carolina Maia

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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