sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Livre Circulação na CPLP : vantagens e desvantagens

A livre circulação é um aspeto muito positivo, pois facilita a mobilidade de pessoas (trabalhadores e estudantes) dentro do espaço lusófono, contribuindo para colmatar melhor as lacunas de trabalhadores e profissionais que se podem verificar em determinadas áreas, bem como para aproximar povos com uma língua e história em grande parte comuns.
“A Nova Visão Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a aprovar na cimeira de Brasília, deverá apostar na livre circulação de pessoas, bens e serviços e numa maior participação dos países observadores associados.”
Caso a proposta avance, passará a haver liberdade de residência entre os cidadãos naturais de Angola, Moçambique, Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné Equatorial e Portugal, Guiné-Bissau. Esta proposta esteve presente no programa do Governo de António Costa, no programa eleitoral do PS e na Agenda para a Década, e foi defendida pelo mesmo durante a uma visita a Cabo-Verde. Mas já é atribuída uma autorização de residência temporária em que os países da CPLP pagam um valor mais reduzido em relação a outros países.
Além disso, ao facilitar a imigração para Portugal, pode compensar a diminuição da população portuguesa (provocada pelo saldo natural negativo, isto, é, mais mortes que nascimentos) e contribuir para rejuvenescê-la, contrariando assim o seu envelhecimento.
Em relação à emigração de portugueses, penso que não haja esse risco, pois a emigração diminuiu no último ano, havendo assim tendência para a sua estabilização. Por fim, o abolir entraves à mobilidade de pessoas e facilitar assim o dinamismo do mercado de trabalho poderão ser muito benéficos para a economia de todos os países de língua portuguesa. Por tudo isto, penso que a livre circulação de pessoas no espaço da CPLP é uma medida altamente positiva.
No limite, Portugal gostaria de criar uma espécie de espaço Schengen na Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A livre circulação, é desejável até porque, diz o primeiro-ministro, "é essencial que a CPLP se enraíze nos cidadãos e há uma coisa fundamental para que isso seja possível que é podermos circular livremente na CPLP". A dificuldade de entrada em Portugal centra-se no compromisso dos países europeus numa política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários, assinado em 1991, o Acordo de Schengen.
A atualização da proposta apresentada para a circulação entre países da CPLP tem aqui um grande entrave: ''Schengen faz com que Portugal esteja com as mãos atadas. Não tendo autonomia suficiente para poder decidir a circulação no espaço porque alguém que entra em Portugal está autorizado a circular nos países que assinaram esse acordo. Então tudo o que diz respeito à circulação de pessoas em Portugal tem de passar pelas autoridades de Bruxelas. Tem que haver um acordo em Bruxelas e isso não é fácil.''.
Como se não bastasse este grande obstáculo, existe também o problema dos países africanos ainda não terem mecanismos suficientes de controlo de entradas e saídas do território. Os países têm de ser organizados. Quando se entra num país, ele tem de saber onde é que a pessoa está e o que está a fazer. Os nossos países não estão preparados para isso. Sobretudo Angola e Moçambique ainda não têm mecanismos de controlo afinados para controlar quem entra e quem sai. Angola e Portugal têm uma relação económica muito significativa, e, nesse contexto, os portugueses que fossem em serviço a Angola ou mesmo que fossem arranjar um trabalho fixo aí não precisariam de visto. Angola como outros países da CPLP, são muito ricos em recursos naturais e uma livre circulação seria vantajosa para muitos investidores.
É preciso que os países africanos estejam preparados para monitorizar a circulação das pessoas dentro do seu espaço, porque a circulação livre e sem controlo traz problemas sérios. Acresce, também, que alguns países membros têm muitos problemas quando se trata de democracia e direitos humanos.
Apesar de a CPLP não tanto muito impacto como uma UE ou uma União Africana, está determinada em conseguir mudar esta situação de circulação nos países pertencentes à comunidade. Mas ainda é muito cedo para vermos uma proposta como essa ser aceite.

Valcileia Katila Gonçalves António

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: