quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Agricultura: Parada ou Esquecida?

No inicio dos anos 80, Portugal posicionava-se na frente dos seus parceiros da U. E., no respeitante ao crescimento de actividade agrícola. Embora passados poucos anos essa situação fosse revertida, e até agora não tenha sido alterada. Mas a que se deve o facto de o Governo deixar de acreditar no sector agrícola?
Poderiam existir diversas explicações para este facto como a aposta em outros sectores mais rentáveis e com menos despesas para o Governo, mas a inexistência de medidas e estratégias para o melhoramento do sector agrícola em Portugal, parece-me estar na base do esquecimento do mesmo.
Considerando alguns factos/evidências que me levam a crer que contribuíram para o estado em que se encontra a agricultura. Embora a Politica Agrícola Comum (PAC) tenha sido implementada, a ausência de estratégia para a desenvolver, fez com que muitas das ajudas europeias não fossem devidamente aplicadas. Como tal a modernização da agricultura, através da mudança de técnicas e culturas e da introdução de maquinaria mais avançada, não se verificou em Portugal. Conjuntamente com a não modernização da agricultura, o facto de os investimentos no sector escassearem, as estruturas serem rudimentares e os consecutivos atrasos na preparação de terrenos e culturas (como referem as previsões do INE em Outubro do presente ano) faz com que o sector agrícola esteja (quase) parado e as perspectivas para se desenvolver sejam nulas. O Relatório de Contas do Banco de Portugal refere que o peso da agricultura no total do VAB (Valor Acrescentado Bruto) nacional em 2007 é praticamente inexistente. A justificação de tal resultado deve-se às condições meteorológicas desfavoráveis.
Portanto o mau estado do sector agrícola não é justificado por falta de investimentos, nem pelas técnicas rudimentares, e muito menos pelo facto dos incentivos à exploração agrícola serem reduzidos, mas sim pelas condições climatéricas.
A economia portuguesa está a atravessar uma crise que é justificada em grande parte pelo que está acontecer no exterior (Crise Financeira), mas se o melhoramento dos sectores de actividade, neste caso o agrícola, não for impulsionado e incentivado, daqui a poucos anos deixaremos de ter agricultura em Portugal. Como tal teremos que exportar mais, a nossa balança comercial terá um défice excessivo.
Para o sector agrícola “dar o salto” o Governo terá que apoiar os agricultores e a modernização do sector. Estes gastos não serão um custo afundado, pois para além de reduzirmos as importações; teremos menos terrenos abandonados, logo o risco de incêndios é menor; desenvolvemos as zonas rurais o que poderá levar ao aumento do turismo rural e à continuação da produção de produtos regionais (doces, cestarias, etc). Com o avanço do sector agrícola o PIB será mais elevado, o que contribuirá, em conjunto com o progresso dos outros sectores, para o melhor desempenho da economia.

Raquel Ferreira
a49304@alunos.uminho.pt
(artigo de opinião)

Sem comentários: