quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A Globalização Financeira

A globalização tem que ser vista como uma característica irreversível das sociedades contemporâneas. Temida por uns, admirada por outros e incompreendida por alguns, poucos são aqueles que não sentiram o seu impacto.
Naturalmente, o sector financeiro não escapou a este fenómeno, o que implica que actualmente se possa afirmar que a globalização financeira é uma realidade.
Como globalização financeira entende-se o processo de integração dos mercados financeiros locais aos mercados internacionais. Numa situação extremista, os mercados nacionais operariam apenas como uma expressão local de um grande mercado financeiro global.
A globalização financeira, aliada ao neoliberalismo (que defende a resolução dos problemas económicos mundiais pela extensão da “mão invisível” do mercado generalizado), e a um mercado alimentado por medo, falta de confiança e ganância, permitiram o acesso livre dos governos e das empresas aos recursos de uma poupança mundial virtual, sendo que os riscos desta entrada maciça de capitais deveriam ter merecido particular atenção em virtude da rapidez com que as suas consequências foram sentidas.
Este “efeito dominó” provocada pela rápida transmissão de choques proporcionada pela integração dos mercados que sentimos hoje, é o resultado da omissão e da inércia das autoridades competentes, que deveriam tê-lo antecipado e reagido na hora certa.
A combinação de falta de regulação económica, contágio e comportamentos financeiros imorais provam que os mercados financeiros não padecem da utópica perfeição que o paradigma económico tradicional defende.
A crise financeira mundial de 2008 é a prova que o mercado não é o princípio, nem o fim, muito menos a resposta para os problemas da economia mundial. Sem regulação, podem ser “suicidas”.

Fábio Pinto
fabiohscpinto@gmail.com

Referências bibliográficas:
-WYPLOSZ, CHARLES, “Globalized Financial Markets and Financial Crises”, Graduate Institute of International Studies, Geneva and CEFR, 1998
(artigo de opinião)

Sem comentários: