quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Petróleo em Portugal, será?

A exploração do petróleo em Portugal foi sempre considerada uma miragem, pois os maiores “players”mundiais nunca se interessaram por um país que, à partida, nada tinha para oferecer em termos de hidrocarbonetos. No entanto, o que aconteceu foi que, num curto espaço de tempo, as petrolíferas começaram a procurar Portugal.
O consórcio luso-brasileiro, liderado pela empresa brasileira Petrobras, e onde participa as portuguesas Partex e Galp, foi assinado em Maio de 2007 com o estado português, com o intuito de pesquisar e exploração petróleo em 4blocos na bacia de Peniche. Os 4blocos estão situados a uma profundidade de água entre os 200 e os 300metros, numa área total de 12000km2.
Este contrato prevê um período de oito anos para a exploração, envolvendo a exploração sísmica e a perfuração de poços, com uma previsão para estes investimentos iniciais de 400milhões de euros.
O consórcio luso-brasileiro é o que tem a seu cargo o maior número de blocos até agora concessionados para a pesquisa e exploração de hidrocarbonetos na costa portuguesa em águas profundas, uma especialidade da Petrobrás, líder mundial em taxas de sucesso de pesquisa em águas profundas, cerca de 56%.
A sua participação neste contrato é importante porque inaugura uma nova fronteira exploratória para a companhia e releva a valorização da expectativa de bons resultados.
O potencial da costa Alentejana, mais precisamente, da bacia do Alentejo, também está a ser investigado. Os contratos de concessão foram signatados em Fevereiro de 2007, com a empresa australiana Hardman e as portuguesas Partex e a Galp, com a intenção de iniciarem os estudos sísmicos para prospecção petrolífera nos três blocos que compõem a bacia do Alentejo.
O interesse em explorar petróleo e gás natural na costa algarvia, também é conhecido, estando duas empresas interessadas na sua concessão, a espanhola Repsol e a alemã RWE, sendo a concessão para os dois blocos existentes na bacia do Algarve.
Um grupo norte-americano Mohave oil está a finalizar a montagem de uma plataforma de perfuração do solo na bacia de Peniche, que foi transportada da China para Portugal com um custo de US$1milhão e que vai perfurar a 2500metros de profundidade, na expectativa de reservas rentáveis de petróleo. Após a perfuração, esta seguirá até próximo de Aljubarrota, com o intuito de encontrar gás natural.
Generalizando, estes acordos são fundamentais para a economia, dado que como são acordos que juntam empresas nacionais com grandes empresas estrangeiras, o que vêm a reforçar os laços económicos entre países, laços esses especialmente importantes numa área tão estratégica como os combustíveis e energia.
No entanto, este investimento na prospecção e uma possível exploração de petróleo, vem pôr em causa, uma alternativa mais sustentável e ambiental, a aposta em energias renováveis, numa altura em que tanto se fala das mudanças climáticas ou de aumento do consumo de energia pelas novas potências emergentes.
Os investimentos na exploração petrolífera são elevados, muitas vezes levam a tentativas frustradas pois o objectivo de encontrar petróleo não é alcançado ou, então, a reserva não é rentável, não existindo interesse comercial.
A actualidade mostra uma queda acentuada do preço do petróleo, devido aos receios de uma recessão económica mundial, situação esta, que ameaça a viabilidade comercial deste tipo de explorações.

Pedro Jorge Oliveira
pedj_oliveira@hotmail.com
(artigo de opinião)

Sem comentários: