terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Outubro, o mês das desilusões

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no transacto mês de Outubro, o nível de confiança dos consumidores portugueses atingiu o seu nível mais baixo de sempre. Este estudo efectuado pelo INE já tem uma duração de 22 anos, começando em 1986, e no passado mês de Outubro, os seus técnicos notaram uma forte diminuição do indicador de confiança dos consumidores portugueses. Esse baixo nível de confiança é acompanhado por um sentimento de pessimismo que é sentido por todos os consumidores, atingindo também empresários e gestores.
Vários sectores não prevêem um cenário muito positivo para os próximos meses devido á falta de confiança existente. São sectores como o da indústria transformadora, o da construção, o das obras públicas, o comércio e dos serviços que adivinham esse cenário, enfim, todos os sectores serão afectados. O pessimismo dos consumidores baseia-se essencialmente, pelo agravamento do acesso ao crédito, pela crise no sector bancário, pelas frequentes quedas das bolsas nacional e internacionais e, também, pelas previsões muito negativas relativamente ao crescimento do país no próximo ano.
O baixo nível de confiança de todos faz com que as famílias tentem encurtar os seus consumos e tentem poupar o máximo que conseguirem para superarem esta má fase de uma forma mais suavizada.

Ana Sofia Araújo
a49287@alunos.uminho.pt
(artigo de opinião)

Sem comentários: