sábado, 7 de abril de 2012

Impacto económico do aclhimento de grandes eventos desportivos

Eventos desportivos de nível mundial têm uma importância relativamente grande na economia dos países em que são efectuados devido à enorme quantidade de adeptos que trazem. Estes adeptos são o grande motivo pelo qual estes eventos desportivos são tão lucrativos para o país em questão.
Um grande exemplo que o nosso país teve foi a organização do Campeonato Europeu de Futebol em 2004 que trouxe ao país uma receita de cerca de 100 milhões de euros. Mas um grande passo que Portugal deu foi ao conseguir que o Campeonato Mundial de Ralis (WRC) voltasse ao nosso país.
O Campeonato Mundial de Ralis é um evento criado em 1973 que leva este espectáculo motorizado a todos os cantos do planeta e que já foi feito em Portugal levando centenas de milhar de pessoas às serras do norte de Portugal. Infelizmente, devido a um grave acidente este o seu fim.
Mas em 2010 o ACP (Automóvel Club de Portugal) conseguiu fazer com que este grande evento voltasse a Portugal com duas grandes diferenças, a segurança foi elevada de forma a não haver mais nenhum acidente trágico e o rali passou das serras do norte português para as serras algarvias.
O regresso deste campeonato do mundo a Portugal trouxe grandes receitas para as empresas portuguesas, principalmente na área de restauração, mas acima de tudo hoteleira. As receitas no ano de 2010 foram na casa 85 milhões de euros, no ano posterior aumentaram para a casa dos 92 milhões de euros e espera-se que este ano chegue aos 95 milhões.
Assim podemos concluir que estes eventos desportivos de nível mundial têm uma grande importância para a economia de um país.

João Moura

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: