terça-feira, 10 de abril de 2012

Portugal e Grécia – diferenças e semelhanças na actual crise económica

Introdução
            Este relatório tem como principal função comparar dois países que, comparativamente com as restantes nações da União Europeia, sentiram de uma forma mais intensa as oscilações económicas causadas pela actual crise económica. Através da análise de dados e índices estatísticos, comparamos em vários parâmetros Grécia e Portugal, analisando primeiro as semelhanças e posteriormente as diferenças a nível económico, assim como possíveis causas para a actual situação económica.
            Por último, uma conclusão será tirada e é respondida uma pergunta: estará Portugal no mesmo caminho que a Grécia? De seguida é feita uma previsão do que poderá acontecer no futuro, com um tom mais pessoal.

Índices analisados
            Neste relatório serão analisados dois índices que reforçam as diferenças e semelhanças encontradas nestas duas nações: a balança comercial e a dívida pública. A escolha entre os inúmeros índices disponíveis foi esta tendo em conta a fácil análise e a importância destes para a economia de ambas as nações.

Semelhanças
            São encontradas semelhanças num índice: na balança comercial. Para uma análise mais detalhada, vejamos os gráficos da balança comercial para ambas as nações.

           


Observando os gráficos podemos afirmar duas coisas: ambos os países apresentam um défice bastante elevado da balança comercial e na Grécia verificam-se valores mais elevados do que em Portugal. Numa análise mais profunda observamos um decréscimo no défice em ambos os países desde meados de Janeiro de 2009 até o início de 2011, no caso da Grécia, voltando a aumentar logo de seguida, e até meio de 2010, no caso de Portugal, decrescendo muito rapidamente de seguida atingindo quase os 2500 milhões de Euros. A situação actual da Grécia (Janeiro de 2012) é de um défice da balança comercial de cerca de 2000 milhões de euros, enquanto que em Portugal verifica-se um défice de cerca de 1000 milhões de euros.
            Através da análise deste indicador vemos que a Grécia apresenta uma situação pior que Portugal, apesar das semelhanças observadas. O défice da balança comercial é mais elevado, embora a situação de ambos os países não ser o melhor cenário. Podemos concluir também que ambos os países sentiram a crise de uma forma semelhante, com decréscimos e aumentos parecidos.

Diferenças
            Encontramos diferenças num índice: na dívida pública. Analisemos, então, a dívida pública grega e portuguesa, respectivamente.




No caso da Grécia vemos uma situação algo de irregular de 2001 até 2011, com algumas oscilações. Já em Portugal é verificado um padrão: a divida pública não parou de crescer no mesmo período de tempo. É também importante referir os números de que estamos a falar: no início do período em questão (2001), vemos que a divida pública grega representava cerca de 103,4% do PIB, mais de metade do valor Português (48,5%). Em 2011, a divida pública grega representava 142,8% do PIB, enquanto que a Portuguesa representava 93%.
            Podemos concluir que ambos os países apresentam uma situação bastante desagradável, em que Portugal apresenta um cenário menos aterrador que a Grécia. Este é, sem dúvida, um dos maiores desafios que os gregos terão que enfrentar: combater a divida pública, pois a tendência dos últimos anos é de crescer, o que na situação actual poderia ter consequências muito graves para a Grécia, não só economicamente, mas também a nível de estabilidade social.
            Neste indicador específico encontramos também uma semelhança, que com a devida análise é encontrada: nos últimos 10 anos a dívida pública portuguesa aumentou 44,5% relativamente ao PIB e a grega 39,4%. Estes dois números bastante próximos vêm mais uma vez provar que ambas as nações sentem a crise económica e financeira de uma forma bastante semelhante.

Conclusão
            Depois da análise extensa de 2 índices (balança comercial e dívida pública) podemos afirmar que a situação Portuguesa está “menos má” do que a Grega. Apesar de um superavit muito elevado, mesmo nestas semelhanças podemos admitir que a situação grega está pior do que a portuguesa, com uma diferença acentuada nos números.

Futuro (opinião pessoal)
O indicador que mais compara a situação grega com a portuguesa numa visão de futuro é a dívida pública. O exponencial aumento da dívida portuguesa vem comprovar as dificuldades vividas em Portugal, e não ajuda para uma boa visão do futuro. Este é o argumento que me leva a duvidar da recuperação portuguesa face a uma situação de endividamento de proporções drásticas, com um futuro não muito prometedor. Um saldo negativo da balança comercial e uma divida pública com um crescimento exponencial levam a crer que é pouca a esperança da economia voltar a uma situação económica “normal”.

António Melo

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: