Se a era digital tornava-se algo dispensável do ponto de
vista comercial, a pandemia trouxe uma nova perspetiva, onde já não são as
empresas que virtualmente encontram os consumidores mas sim os consumidores que
procuram as empresas online.
Recuemos a
2019, onde o número de compradores online
em Portugal se situava nos 39%, ficando 24 pontos percentuais abaixo da média
Europeia. Devido à COVID-19, em 2020, o crescimento saltou para quase 70% dos
portugueses, com idades entre 16 e 74 anos, que faziam compras online.
Mas o que significam estes números para economia portuguesa? Sabe-se que no ano corrente, 2021, o impacte do digital no PIB português aproxima-se dos 13 mil milhões de euros. Para as médias e grandes empresas estabelecidas em Portugal, estes números são apenas uma pequena amostra do potencial do digital, afirmando que ainda existe muito caminho para desenvolver no marketing das empresas portuguesas.
Figura 1
Na figura 1 está representada a percentagem dos países com maior peso no volume de
comércio eletrónico das empresas, para clientes fora de Portugal. Para além
disso, de acordo com a figura 2, os orçamentos de marketing das empresas
portuguesas têm revelado de forma crescente a aposta no digital, tendo as
empresas indicado uma previsão para 2020 de cerca de 23% do orçamento dedicado
ao marketing digital. Sendo assim, na minha perspetiva, a utilização de
estratégias online representa uma
mais-valia para as empresas portuguesas, justificando-se um maior investimento
nesta área tão promissora.
Figura 2
Agora, em 2021, 47,2% das empresas lusas decidiram investir como nunca no
Marketing Digital como forma de mitigar alguns desses problemas surgidos no
último ano e assegurar o regular funcionamento do tecido empresarial nacional. Contudo, na minha opinião, ainda que o investimento
em marketing digital seja forte, a falta de conhecimento e especialização num
mercado tão competitivo quanto o online
são fatores que em nada contribuem para o sucesso destas empresas.
Relativamente
a ações no digital, podemos pensar apenas em coisas mais simples e locais, como
uma presença no Google Maps, e percebemos o quão importante pode ser facilitar
a deslocação dos nossos potenciais clientes até ao nosso negócio. Obviamente
que temos grandes, médias e até pequenas empresas com um digital bastante bem
estruturado e com estratégias integradas de marketing e comunicação. No
entanto, temos outras para as quais a presença digital é ainda algo utópico.
Em suma, o marketing digital ainda
está em fase de crescimento em Portugal e ter uma
presença online é importante para
todos os negócios. Precisamos de estar onde os nossos clientes estão e onde a
nossa concorrência está. Mas precisamos essencialmente destacar-nos entre toda
a informação que circula incessantemente pelos nossos computadores e smartphones.
Andreia Filipa Cerqueira Moreira
Bibliografia:
https://marketeer.sapo.pt/47-das-empresas-em-portugal-aumentou-investimento-em-marketing-digital/
https://www.comerciodigital.pt/media/2586/acepi-idc-estudo-da-economia-digital-em-portugal-2020.pdf
[artigo de opinião desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
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