sexta-feira, 19 de novembro de 2021

“Black Friday”: realidade ou uma ilusão?

           Black Friday é um evento que promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas por todo o mundo. É uma tradição iniciada nos Estados Unidos, que marca o início do período de compras natalícias e ocorre sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro, uma vez que a data é definida a partir do feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos.

Apesar de hoje em dia a Black Friday ser um sinónimo de oportunidade para vendedores e consumidores, a origem do termo possui um significado negativo. O termo Black Friday é uma expressão em inglês que significa Sexta-Feira Negra e foi criado pela polícia da cidade da Filadélfia, na década de 1960, para descrever o tráfego e os tumultos causados no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Entretanto, a partir da década de 1980, o termo passou a ser utilizado como instrumento de marketing para propaganda das ofertas e liquidações.

Portugal é um dos muitos países que já importou o conceito. A adesão foi grande, tanto por parte dos comerciantes oriundos de todas as áreas como dos compradores portugueses, que acreditam na obtenção de uma oportunidade fantástica de negócio e chegam a formar filas enormes à porta das lojas mesmo antes destas abrirem.

Apesar do grande impacte que causa, a Black Friday perdeu o seu verdadeiro significado visto que agora não se trata apenas da última sexta-feira do mês de novembro, mas sim da semana que a antecede, do fim-de-semana seguinte e até da segunda-feira seguinte, que apesar de apelidados com nomes diferentes, como Black Week, Black Weekend e Cyber Monday, possuem a mesma essência. No entanto, do ponto de vista da Economia esta descaraterização da data tem um peso positivo e crescente.

A Black Friday também tem sido alvo de inúmeras críticas pelo facto de se terem vindo a verificar irregularidades decorrentes desta promoção, como o caso dos preços inflacionados. Muitas vezes, antecipando a promoção, os comerciantes aumentam o preço dos produtos de forma a que posteriormente o preço promocional seja na verdade o preço inicialmente praticado ou, em alguns casos, ainda superior, tentando “vender” a ideia de que é uma grande oportunidade para o consumidor, quando na verdade não passa de publicidade enganosa.

O consumidor está cada vez mais atento e tenta prever estas situações. Procura manter-se informado, chegando por vezes a fazer listas com os produtos que realmente deseja adquirir para, chegando o dia da Black Friday, confrontar preços e perceber se compensa ou não comprá-los, acabando assim por diminuir um pouco o consumo excessivo praticado pela generalidade dos consumidores que olham para qualquer redução de preço como uma oportunidade, mesmo não tendo necessidade de adquirir esse produto. Também com a intenção de fugir destas falsas promoções, a DECO Proteste criou uma ferramenta fácil e intuitiva que permite ao consumidor confirmar se a loja em questão está a propor um bom negócio. A ferramenta analisa e apresenta a variação do preço online de um produto nos últimos 30 dias. Assim, o comprador fica a saber se o mesmo já esteve mais baixo ou a igual preço nessa loja.

Apesar de em certos casos Black Friday ser sinónimo de grande promoções e oportunidades de comprar aquele produto que tanto queremos por um preço reduzido, em muitos outros é sinónimo de fraude e mentira, em que se não fores um consumidor atento acabas por comprar produtos a preço igual ou superior ao que está em vigor em qualquer outra época do ano. Por isso, termino com um conselho: informa-te antes de comprar, sê inteligente e não te deixes enganar pelo marketing fraudulento.

 

Márcia Alves

[artigo de opinião desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho] 

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