sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Brexit – o que vem depois ?

‘’Brexit’’ é a abreviação das palavras ‘’Britain’’ e ‘’Exit’’, referente à saída do Reino Unido da União Europeia. As perguntas básicas para tal acontecimento são: ‘’O que vem depois? Quem sai prejudicado? Porquê?
As consequências para Reino Unido passam pela saída do mercado único, onde existe a livre circulação de bens, pessoas e capitais. Embora seja possível integrar-se no mercado único e não na União Europeia, isso é dependente de acordos a serem feitos. O ministro da Economia, George Osborne, disse que a saída deixaria um rombo nas contas públicas de 30 mil milhões de libras, que teria de ser coberto com aumentos de impostos, cortes na saúde, educação e defesa, e anos de políticas de austeridade.
As consequências para a União Europeia ficam simplesmente por perder um parceiro comercial forte, que exportava bastante para outras economias europeias. A presença do Reino Unido na UE foi a primeira vez ameaçada em 1975 e houve um referendo para a população escolher permanecer ou sair da EU. Foi votado com 67% dos votos a favor da permanência, Tal não aconteceu desta vez.
Na minha opinião, o Brexit é prejudicial em maior parte para o Reino Unido. Apesar de ter uma economia forte, o facto de não participar no mercado único resulta em muito prejuízo no que diz respeito às exportações que agora deixam de fazer. A UE perde um exportador forte mas, no entanto, penso que é o Reino Unido quem sai mais prejudicado. Agora, esperemos para ver como se comporta a própria UE neste novo panorama económico que encontramos. Quais serão as novas relações que se vão estabelecer para responder às necessidades outrora satisfeitas pelo Reino Unido? Fiquemos atentos …

João Guimarães Alves Passos

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: