quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O Peso do Turismo no PIB Nacional

“O Turismo vale mais para a economia, emprego, exportações e investimento em Portugal do que no resto da Europa e mesmo no mundo”.  É assim que começa uma noticia lançada em Março de 2014 pelo o jornal “Publico”, em que nos fala de um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC - World Travel & Tourism Council), em 2014, que mostra que, em Portugal, o contributo do sector para o PIB é de 5,8% e de 7,2% para o emprego direto, enquanto a nível mundial, a média é de 2,9% e de 3,4% .
O Turismo é um dos setores que mais cresce no mundo, fenómeno que é criado pela globalização e aumento das comunicações a nível mundial. Este setor tem sido fundamental para os países que apresentam potencial turístico, como é o caso de Portugal, que é altamente reconhecido pelas suas praias, gastronomia e herança cultural e patrimonial.
Portanto, em Portugal, o turismo é, cada vez mais, um fator de máxima importância para o crescimento da economia, sendo os últimos anos considerados como os “anos de ouro” para o turismo, pois este setor vai crescendo de ano para ano.
Este ano, 379.500 pessoas vão trabalhar na indústria, mais 4,6% do que em 2015, aumentando assim o investimento em hotelaria, superando os 250 milhões de euros em 2015.
De acordo com um relatório do WTTC de 2016, que reúne centenas de empresas de todo o mundo, o contributo direto do turismo para o PIB português deverá aumentar de 11,3 mil milhões de euros (6,4% do PIB em 2015) para 11,7 mil milhões este ano, refletindo a dinâmica do negócio na hotelaria, agências de viagens, companhias aéreas e outros serviços de transportes de passageiros. As previsões do WTTC para Portugal indicam um crescimento consecutivo até 2026, ano em que o sector deverá pesar 7,3% do PIB, o equivalente a 14,6 mil milhões de euros.
O WTTC estima ainda que no ano passado o turismo tenha gerado 363 mil postos de trabalho diretos, representando 7,9% do total do emprego. A expectativa é que, em 2016, haja 379.500 pessoas a trabalhar em hotéis, agências de viagens ou restaurantes (8,2% do total). Nos próximos dez anos, é provável que o número de postos de trabalho diretos e indiretos ultrapasse um milhão, o equivalente a 22% do emprego total.
Quanto ao dinheiro gasto pelos visitantes estrangeiros, somou 14,1 mil milhões de euros no ano passado, valor que deverá crescer 4,2% em 2016. As previsões para 2026 indicam que 12,5 milhões de turistas (contra mais de dez milhões este ano) irão desembolsar um total de 18,9 mil milhões de euros.
No que toca ao investimento, esta indústria atraiu 2,4 mil milhões de euros, valor que deverá crescer 2,5% este ano. As viagens e o turismo representarão 8,9% do total do investimento nacional. Em termos mundiais, o Turismo cresceu 2,8% em 2015 ultrapassando a evolução da economia mundial (2,3%). Pesa 9,8% do PIB global, com receitas de 7,2 biliões de dólares e 284 milhões de postos de trabalho.
David Scowsill, presidente executivo do WTTC, diz que as previsões para 2016 mantêm-se “robustas”, e que será expectável que o contributo do turismo para a riqueza mundial aumente, pois com a descida dos preços do petróleo irá impulsionar a procura, com os custos de transportes a diminuir; acrescentando que as preocupações com a segurança vão continuar a existir, mas não vão impedir os turistas de viajar.
Sendo o turismo em Portugal um dos estimuladores económicos mais importantes neste momento, devemos dar a conhecer a nossa cultura/ costumes ao resto do mundo, apostando na inovação, nos apoios ao turismo e procurar receber em troca um impacto positivo na nossa economia, visto que este setor tem um papel significativo no nosso PIB.


Pedro Miguel Sá Lomba  

Referências:
Notícia Sapo 2016:
Notícia Publico 2014:
Notícia Publico 2016:
Notícia Jornal Económico 2015:

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: