sábado, 8 de outubro de 2016

O Peso do Turismo na Economia Portuguesa

Todos os dias vemos e ouvimos variadíssimas notícias acerca da economia do nosso país, noticias estas que têm invariavelmente a palavra crise associada. Contrariando esta tendência surge o Turismo como um dos grandes fatores expansionistas de Portugal, tendo um peso de 6,4% no PIB (em 2015).
Ao falar do turismo português temos de realçar as vantagens comparativas em relação a outros países da UE, vantagens essas que partem, por exemplo, da assimetria que existe dentro de um país que em termos de território é tão pequeno. É esta assimetria que, a meu ver, nos traz muitos turistas, porque tanto cativamos os amantes de destinos “Sea, Sun and Sand”, por exemplo na Região do Algarve, como aqueles que preferem viagens que lhes proporcionem vivências a nível cultural, em cidades históricas como Guimarães. E quem diz Algarve e Guimarães diz todas as outras cidades, vilas e aldeias que vão de norte a sul do nosso país, e diz também Açores e Madeira, não fosse a Madeira vencedora na categoria “Ilhas” dos World Travel Awards 2016.
Temos ainda de ter em conta o clima de grande insegurança que a Europa e o Mundo atravessam, e sendo Portugal, comparativamente com outros destinos turísticos, uma opção mais segura, capta desta forma mais turistas. A DVR (associação alemã das agências de viagem) admitiu até que as viagens de alemães para Portugal aumentaram 20% devido à instabilidade vivida na Turquia. Desta forma, é importante que Portugal cative aqueles que nos preferiram a outros destinos, de maneira a que estes continuem a ter o nosso país como destino nos próximos anos.
 A qualidade da hotelaria e investimentos feitos em projetos como os “Passadiços do Paiva” são também apontados como principais impulsionadores deste setor, sendo estas das principais razões que levam Portugal a ser um destino turístico de eleição e que nos trouxe 23 prémios considerados os “Óscares do Turismo”, entre os quais “Melhor destino de praia na Europa” e “Melhor porto de cruzeiros”.
Tendo em conta que o desemprego e a dívida externa são dos principais problemas que Portugal enfrenta, o turismo surge como um forte impulsionador do crescimento económico, tendo contribuído em 2015 com 10,6 mil milhões de euros em receitas turísticas, e representando 7,9% do emprego em Portugal aliado ao setor transportes, sendo o 33º país onde este setor mais pesa para a criação de riqueza.
 É esperado que dentro de 10 anos, 915 mil empregos sejam suportados por este setor, vindo a representar 22% do emprego em Portugal, repartido entre hotéis, agências de viagens, companhias aéreas, entre outros.
Contudo, para que este crescimento seja igual ou superior ao previsto, é muito importante que se continue a apostar cada vez mais na quantidade e qualidade em infraestruturas turísticas, como aconteceu no ano passado, em que o crescimento do setor foi acompanhado por um investimento superior a 2,4 mil milhões de euros. Esse investimento passa, entre outras coisas, pela preservação de monumentos culturais, pela promoção do país em feiras internacionais, pelo incentivo financeiro a projetos de hotelaria e pelo desenvolvimento das redes de transporte.
Em suma, é particularmente importante que Portugal perceba que este é um caminho importante a seguir para diminuir o desemprego, criar riqueza, e assim melhorar a economia do país.

Maria Miguel Carvalho

Fontes:

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: