domingo, 2 de outubro de 2016

Posicionamento geográfico português e a sua influência na economia


O posicionamento geográfico de um país pode ser um fator crucial para o seu desenvolvimento, sobretudo, o seu desenvolvimento económico. O território português, constituído por Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores, situa-se na zona mediterrânea, a sudoeste da Europa e na zona ocidental da península ibérica, em que Portugal continental faz fronteira terrestre com Espanha e fronteira marítima com o oceano Atlântico e as ilhas são também rodeadas pelo oceano Atlântico.
         Deste modo, conseguimos perceber que Portugal é um país bastante privilegiado devido a ser um país do litoral, com uma das principias possibilidades que é a realização de trocas comerciais marítimas. Mas existem muitas mais vantagens que Portugal possui devido ao seu posicionamento geográfico, como, por exemplo: atração para as praias portuguesas devido ao clima mediterrâneo nas épocas balneares; vantagem para o setor das pescas devido à grande área de exploração marítima (ZEE de Portugal é de 1,727,408 km²); produção de sal, paisagens; proximidades entre diferentes continentes; possibilidades de encontrar petróleo; turismo; entre muitas outras.
         O turismo é uma das principais vertentes que ano após ano tem vindo a ser importante para o desenvolvimento económico, tanto na economia local como na economia nacional. Desde 1976 que o turismo em Portugal tem sentido ascendente, em que, a partir da década de 90, o turismo teve um grande crescimento devido ao desenvolvimento do país. Em 2008 teve uma quebra devido à crise económica mas a partir daí até aos dias de hoje foi muito importante para o rendimento nacional. De acordo com o relatório “Tendências e Políticas de Turismo 2014”, divulgado pela OCDE, no ano de 2010, o turismo representou cerca de 9,2% do PIB nacional.
Ora, mediante esse forte crescimento, Portugal começou a apostar no desenvolvimento do país e a criar cada vez mais opções de escolha para “quem nos quer visitar”. Tudo isto vai dinamizar as economias locais e travar a desertificação em alguns locais portugueses, principalmente regiões do interior que são cada vez mais zonas visitadas pelos turistas devido à beleza das paisagens.
         Outra grande vantagem do posicionamento português é a grande plataforma continental e que se acredita que existem recursos petrolíferos na área de Portugal. Estas zonas são a costa Algarvia e a oeste das Canárias, cerca de dez mil quilómetros quadrados do Atlântico. No entanto, esta área está a ser disputada entre Portugal e Espanha o que faz com que seja importante não perder este território, pois, caso estudos realizados comprovem que a exploração de petróleo e de gás natural é viável, Portugal fica numa situação muito favorável para a sua economia. Outras áreas disputadas entre Portugal e Espanha são as ilhas selvagens, em que para Espanha elas são consideradas como “rochas” e para Portugal como “ilhas”.
         Apesar disto, também é importante referir a importância e o valor que os sete principais portos portugueses têm para a economia portuguesa. Em 2014 verificou-se 82,5 milhões de toneladas de carga nestes sete principais portos, onde o porto de Setúbal, de Aveiro e de Leixões foram os que mais contribuíram para este volume de carga.
         Assim, perante pequenos exemplos de vantagens do posicionamento do território português, verificamos que Portugal é um país bastante privilegiado em relação a países da EU, o que por vezes não é reconhecido o seu dado valor “fora de portas”.

Pedro Diogo Mendes Penetro

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: