domingo, 9 de outubro de 2016

Importância e Impacto da Economia Brasileira no Nosso País

As alterações na economia de um país geram impacto nas economias dos seus países parceiros e, por vezes, na economia mundial. Fatores como, por exemplo, a queda abrupta do investimento, a queda do PIB, o aumento da inflação e a descida no consumo afetam a balança comercial.
“Economia Brasileira provoca cautela em empresários portugueses”. Isto deveu-se ao facto de ter surgido uma queda no crescimento, uma desvalorização crescente da moeda (real) face ao dólar e um aumento da inflação, o que, consequentemente, despertou receios nos investidores portugueses. Este cenário de incertezas afeta os investimentos de longo prazo, o que prejudica as transações com o nosso “país irmão”.
Para resolver estes problemas, o governo brasileiro procedeu, desde então, a programas de ajuste fiscal, aumentando os impostos, porém, isto gerou a contestação da oposição e a revolta da maior parte da população.
Este ano, o FMI pronunciou-se apoiante da continuação deste aumento pois só assim se irá limitar o crescimento da despesa pública e, assim, reduzir os grandes défices nas suas contas públicas.
No comércio internacional, nota-se uma retração nas vendas de produtos como bacalhau, vinho e azeite. É devida aos produtos importados tornarem-se mais caros, pois o real encontra-se desvalorizado, o que faz com que os agentes económicos diminuam a compra de produtos portugueses.
Para agravar a situação, Portugal e o Brasil desceram no ranking de competitividade de países. Segundo o Fórum Económico Mundial, o Brasil caiu para a 81ª posição, atingindo a sua pior posição competitiva. Temos também que Portugal desceu oito lugares relativamente a 2015, passando de 38º para 46º lugar.
A falta de resposta do mercado interno é um dos fatores que levou a esta perda de competitividade e, com isto, conclui-se que o grau de abertura dos mercados é um fator crucial.
Mas nem tudo é negativo. Além da relevância que o Brasil tem enquanto parceiro económico e lusófono para Portugal, revela também um grande impacto no que respeita ao turismo e aos investimentos em Portugal. “Brasileiros trocam Miami por Lisboa”. Os brasileiros tornaram-se nos melhores clientes das agências imobiliárias lisboetas, já que têm chegado à capital com o orçamento mais elevado. O número de consumidores brasileiros aumentou consideravelmente nos últimos dois anos, seja em parte pela crise económica vivida no seu país ou movidos pelas perspetivas favoráveis apontadas para Portugal.
A instabilidade política do Brasil incentiva a colocar as economias num porto seguro. Isto porque o reduzido crescimento económico do Brasil e a baixa criação de emprego fazem gerar fluxos turísticos e migratórios para o nosso país e um importante impacto no setor financeiro, pois fica mais vantajoso investir no nosso país.
A dinâmica do Mundial 2014 também impulsionou o setor turístico e a parceria entre Portugal e o Brasil, pois saiu dinheiro dos turistas portugueses para os países das organizações desportivas (neste caso, para o Brasil).
Porém o Brasil, sendo anfitrião do Mundial de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos este ano, foi gerando um balanço negativo para o país. Desde logo, o investimento na infraestrutura e os gastos públicos inerentes levaram a um aumento da dívida pública de 0,04% do PIB, com a dívida do Estado do Rio de Janeiro a crescer 17%. Está previsto que a inflação geral do país irá aumentar 1% no presente ano. Embora o turismo tenha sido elevado, o que levou ao aumento do consumo, estes benefícios não chegaram para compensar os severos desequilíbrios económicos que se sentiam no país já antes dos Jogos Olímpicos.
Tendo em conta, todos os aspetos anteriormente referidos, será que Portugal e o Brasil, são, em termos económicos e comerciais, verdadeiros “países irmãos”?

Eva Daniela Barrocas Nunes

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: