sábado, 8 de outubro de 2016

Lisboa e Porto – o custo de vida


Embora ambos os modos de vida sejam agitados, citadinos e em constante mudança, existem diferenças consideráveis entre o custo de vida nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Será que os salários mais elevados de Lisboa e a maior facilidade de arranjar emprego compensam os preços, em geral, mais caros dos bens e serviços?
Muitos recorrem à capital em busca de oportunidades de trabalho, sendo esta a cidade mais rica e responsável por 45% do PIB do país. Lisboa encontra-se altamente industrializada e virada para o sector terciário. O seu centro financeiro encontra-se em franco desenvolvimento. Contrariamente, no Porto situa-se a maioria das pequenas e médias empresas. Contudo, alberga também importantes grupos económicos, como, por exemplo, Sonae, Bial e Millennium BCP.
A capital de Portugal prima por salários médios sempre superiores aos do Porto. Além disso, a sua diferença aumenta quando o nível de escolaridade também aumenta. Por exemplo, as diferenças salariais entre Porto e Lisboa são cerca de € 18 para trabalhadores com escolaridade até ao 1º ciclo, e cerca de € 70 para aqueles com uma escolaridade superior, isto em média, segundo o Pordata.
Segundo o INE, entre 2004 e 2013, existiu uma queda abrupta no poder de compra no Porto. Contudo, nos dias de hoje voltou a alcançar o terceiro lugar nacional, somente atrás de Lisboa e Oeiras. A partir de 2009, os níveis de poder de compra no Porto encontram-se estagnados, ao passo que na capital estes valores têm diminuído, apresentando os mesmos níveis de 2004, contudo ainda se encontram mais elevados do que na cidade invicta.
Outra disparidade entre as cidades é o valor das propinas do ensino superior. Analisando as licenciaturas nas duas cidades, é possível reparar que no Porto existe uma elevada preocupação com a não atualização das propinas, mantendo-as sempre abaixo de mil euros por ano. Na capital, as propinas encontram-se pelos mil e cem euros anuais.
Já quanto às despesas, os setores mais relevantes para a análise são o aluguer de casa e o entretenimento, como, por exemplo, uma ida ao cinema, ao teatro, ou até um jantar. Alugar uma casa numa zona cara da cidade de Lisboa é, em média, 53% mais caro que uma habitação numa zona equivalente do Porto. Contudo, numa zona mais acessível já pode baixar para 43%, mas mesmo assim é uma diferença considerável. Quanto a um clima de lazer, as diferenças também são significativas, por exemplo, ir ao cinema em Lisboa agrava o preço em 17%, já o teatro subiria aos 37%; quanto a um jantar num café/restaurante em determinada zona, irá se tornar 38% mais caro quanto comparado com o equivalente no Porto, segundo Expatistan um site reconhecido por analisar o custo de vida em diferentes partes do mundo.
Do quotidiano da população empregada fazem também parte os transportes. Independentemente de serem públicos ou privados, existem diferenças no preço nas duas cidades. Se o automóvel for a solução para a deslocação até ao trabalho, o aumento do preço do combustível não é muito significativo, todavia estacionar no centro da cidade sem a utilização de parque de estacionamento pode ser, por vezes, quase impossível. Todavia, com a utilização de transportes públicos, como o autocarro/camioneta/comboio, são de salientar diferenças consideráveis, sendo 15% mais caro o passe mensal, em Lisboa. Caso exista a necessidade de utilizar um táxi, a diferença de entre Lisboa e Porto aumenta para os 47%, durante a semana.
Em suma, embora eu não tenha qualquer experiencia em trabalhar quer em Lisboa quer no Porto, penso que seria mais vantajoso escolher obter um emprego em Lisboa somente se o rendimento for elevado. Pois, só assim compensaria a diferença de preços entre os bens e serviços nas duas cidades.

Ana Catarina Baptista  

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: