quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Portugal à luz da União Europeia

O Relatório do Mecanismo de Alerta da União Europeia atribui a Portugal uma situação macroeconómica que exige um tratamento especial. O nível de dívida externa português está em patamares muito elevados e tal é a consequência da elevada concentração de dívida em diferentes setores, tanto públicos como privados.
Portugal tem um potencial de crescimento muito baixo o que está a compremeter a capacidade de desalavancagem da economia portuguesa. A rigidez nos mercados de serviços, trabalho e produtos representam grandes obstáculos ao progresso da atividade económica.
Apesar de Portugal ter conseguido mudar a tendência da balança corrente, passando de deficitária para excedentária, o endividamento externo permanece muito elevado, o que constitui um fator de vulnerabilidade para a economia nacional.
Outro factor a considerar é a melhoria do mercado de trabalho entre 2014 e 2015 mas, por outro lado, o elevado número de desempregados de longa duração constitui um grande desafio para os governantes portugueses.
Um ponto relacionado com a população é os indicadores de pobreza e exclusão social, o que constitui um entrave desde o inicio da crise.
Em Portugal é necessário fazer com que o investimento aumente substancialmente, pois registou uma forte queda durante a crise económica. Desde 2009, o investimento em Portugal baixou demasiado, mais do que a média da EU, devido ao declínio do investimento em habitação e, por outro lado, da queda do investimento feito pelas empresas devido ao forte endividamento destas.
Assim, a política económica e social da UE em 2016 recomenda três prioridades tanto para Portugal como para os outros Estados-Membros, que são: relançar o investimento, prosseguir as reformas estruturais para modernizar a economia e assegurar políticas orçamentais responsáveis.


Leonel Filipe Razão Peixoto

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: