domingo, 9 de outubro de 2016

Portugal na União Europeia: reflexão sobre o passado, o presente e o futuro

Vivemos tempos turbulentos para a Europa, e especialmente para a União Europeia. Desde a crise do Euro, até à saída da Grã-Bretanha da União (o chamado Brexit), até à crise dos refugiados e à ameaça terrorista do auto-proclamado Estado Islâmico, parece que alguém “rogou uma praga” à União. Toda esta conjuntura levou a que, nos últimos meses, começasse a haver no debate público a defesa de referendos, por exemplo, sobre a permanência de Portugal na UE, à semelhança do que aconteceu no Reino Unido, ou sobre a aceitação de refugiados, este último na Hungria, onde o primeiro-ministro Viktor Orbán defende que não sejam aceites as quotas impostas por Bruxelas. Perante tudo isto, 30 anos depois da adesão, é pertinente responder à questão “A integração europeia foi, é e será benéfica para Portugal?”.
Portugal entrou para a então Comunidade Económica Europeia em 1986 e, desde aí, o nosso país sofreu inúmeras mudanças sociais e económicas. Em 1978, um ano depois do pedido de adesão, o número de alunos no sistema de ensino era de cerca de 1.850.000 e, em 2014, esse valor ultrapassa os 2.000.000, mesmo tendo havido uma tendência de redução da natalidade, o que levou também a um aumento dos números da alfabetização. Outra estatística interessante é o número de artigos científicos portugueses publicados em revistas internacionais, que aumentou de 664 em 1986 para cerca de 19.500, dos quais cerca de 8.000 são elaborados em co-autoria com instituições estrangeiras. No que toca aos dados da esperança média de vida à nascença, os números subiram de 70 e poucos anos nas décadas de 70 e 80 para 80,4 em 2014. Claro que todos estes resultados poderiam ter sido alcançados sem a entrada na então CEE, mas foram conseguidos de uma maneira mais acelerada e sustentada, fruto das ajudas comunitárias.
Depois ainda há obviamente a adesão ao Euro, a moeda única, que apesar da crise sofrida nos últimos anos e da impossibilidade de tomada de medidas de política monetária, foi imperativa, por exemplo, pelo facto de a nossa vizinha Espanha o ter feito, mas também pela possibilidade de embarcar numa moeda competitiva com o dólar americano. E sair agora da moeda única seria trágico, com o regresso ao escudo, e levando ainda a um aumento brutal em termos reais da dívida nacional. E o facto de Portugal pertencer à Zona Euro foi e é ainda hoje benéfico por facilitar o nosso acesso aos mercados nestes tempos tão árduos para nós em termos de financiamento.
O processo de integração europeia foi positivo mas tem, obviamente, as suas falhas, que foram cometidas por Portugal mas também pela própria União. Nos próximos tempos, com o exemplo da saída britânica, deverão ser introduzidas algumas mudanças no sistema europeu, para melhorar o funcionamento dos órgãos, para reduzir a burocracia, para aumentar a confiança dos cidadãos em Bruxelas e para “democratizar” a União, que deve olhar para todos os seus estados membros da mesma forma. No que toca ao que Portugal pode melhorar, penso que Rui Machete, Vice-Primeiro Ministro do IX Governo Constitucional presidido por Mário Soares, tem razão quando diz que “A má governação não permitiu aproveitar as potencialidades da Europa”. No entanto, concordo com ele e com o próprio Mário Soares, que foi também primeiro-ministro do governo em funções na altura do pedido de adesão, quando estão de acordo em que a integração europeia contribuiu para a estabilidade, para “a consolidação da democracia” e ainda para a melhoria da qualidade de vida no nosso país.
Por todas essas razões, é crucial que Portugal olhe para a União como uma base estratégica para o desenvolvimento futuro do país e não como um obstáculo, e a permanência como estado membro é essencial para esse mesmo desenvolvimento, sendo também necessária a cedência de Bruxelas para uma melhoria do sistema europeu.

Francisco José Ferreira Quadrado Centeno

Fontes:
         Expresso
         Jornal de Negócios
         PORDATA

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: