quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O Turismo em Portugal

Portugal é um país pequeno, com cerca de 92 212 km2, com o território das ilhas incluído, comparado com a Europa cujo tamanho é cerca de 50 vezes maior. Sendo este um país rodeado na sua maioria por oceano, e apresentando um clima mediterrâneo ameno, seria de esperar que fosse um local com interesse para visitar. Apesar do seu pequeno tamanho, é um país muito dependente do turismo. Em 2010, este ramo da economia, o turismo, representava 9,2% do PIB nacional (OCDE, 2014). A mesma fonte diz que nos países da OCDE o turismo representava em média 4.7% do PIB global, pelo que, em média, este setor é mais importante em Portugal.
As características geomorfológicas e climáticas favoráveis para a prática turística (desde o sol e praia do Algarve e Madeira até ao turismo rural e de natureza dos Açores e Minho), tornam-no um país adequado para todos aqueles que planeiam tirar férias de uma vida quotidiana agitada, que procuram um relaxamento físico e mental, ar puro, com vista a obter benefícios para a saúde. É também um país onde muitas pessoas em idade ativa decidem emigrar à procura de melhores condições de vida e, como tal, é também um ponto de turismo étnico, na medida em que esses emigrantes voltam periodicamente para visitar os respetivos familiares. De acordo com o Travel & Tourism Competitiveness Index (2015), Portugal posiciona-se atualmente no 15º lugar (descendo dois lugares no ranking desde 2011) dos destinos mais competitivos do mundo para a atração de investimentos no setor de Turismo e Viagens, seguido de países como a Nova Zelândia, China, Islândia e Irlanda, com a Espanha, França e Alemanha na liderança.
“O contributo do turismo para o PIB, para as exportações, para o investimento e para a criação de emprego é de tal forma relevante que não hesito em dizer que é um dos principais sectores, senão, o principal da nossa economia”, diz Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo em 2014. Esta relevância é de tal forma acentuada que, em 2013, a balança comercial de bens e serviços manteve-se positiva devido ao crescimento do turismo na economia. Desde 2009 que a balança de viagens e turismo regista sucessivos aumentos, atingindo em 2015 o auge de 7.750,10 milhões de euros, em contraste com o ano 2000, em que apresentava um valor de 3.297,60 milhões de euros (PORDATA). Este aumento do investimento no setor de turismo e viagens permitiu um aumento da qualidade oferecida pelos estabelecimentos turísticos portugueses, que por sua vez atraiu ainda mais visitantes, como podemos observar desde 1990, ano a partir do qual o número de turistas em Portugal tem apresentado uma tendência crescente (Eurostat).
Em suma, tendo em conta os aspetos favoráveis ao turismo deste país, contando mesmo até com a simpatia e generosidade dos seus habitantes (conhecida por todo o mundo), percebe-se que o turismo é uma mais-valia na economia portuguesa e, como tal, aconselha-se a uma mais vasta exploração do território nacional, não só no litoral, mas também no interior, de modo a que todo o território seja uma fonte de riqueza a este nível e Portugal se desenvolva de uma forma mais uniforme e que haja ainda uma maior adaptação do país ao turismo.

Carolina Massena

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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