O
termo turismo, em sentido restrito, é o conjunto de atividades que requerem a deslocação
de pessoas de um sítio para outro, fora da sua área de residência, e implica a
que o visitante pernoite fora do lugar de residência habitual. Porém, se nos
debruçarmos sobre esta definição, conseguimos distinguir vários tipos do turismo,
tais como: o turismo de consumo, o turismo cultural, o turismo religioso, o
turismo rural, o turismo de negócios, entre outros.
Em
termos globais, o contributo do turismo na economia é importantíssimo, quer
seja para o PIB, para as exportações, para o investimento, quer para a criação
de emprego.
A
nível mundial, a Europa é o principal destino turístico, destacando-se o
impacto do turismo no desenvolvimento de várias regiões europeias, principalmente
nas regiões menos desenvolvidas, devido ao seu considerável efeito de contágio
e potencial de criação de emprego, principalmente entre os jovens.
O
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) apoia a competitividade, a
sustentabilidade e a qualidade do turismo a nível regional e local. O turismo
está relacionado com a promoção do património natural, histórico e cultural, e
com a atratividade das cidades e das regiões enquanto locais para viver,
trabalhar e visitar. Naturalmente, está também associado ao desenvolvimento,
inovação e diversificação de produtos e serviços disponibilizados aos
visitantes.
Segundo
o DN, Portugal, em 2016, recebeu 19,1 milhões de turistas e, segundo as
previsões, em 2017, deverá receber, pelo menos, 22 milhões de turistas.
Relativamente
ao mercado de trabalho, em 2016, o setor do turismo criou 27 mil novos postos
de trabalho, ou seja, criou um terço dos empregos em Portugal. A maior fatia
destes novos postos de trabalho foi criada na restauração (19 mil).
No
final de 2016, as receitas turísticas fixaram-se nos 12,7 mil milhões de euros
(mais 1,22 mil milhões do que no ano anterior), com 53,5 milhões de dormidas e
19,1 milhões de hóspedes registados nos alojamentos turísticos nacionais.
Ainda
de acordo com o DN, em 2016, surgiram 4.455 novos restaurantes, hotéis e afins,
o que representará um aumento de 3,2% relativamente ao ano anterior.
A
imprensa estrangeira também publicita o nosso país. Por exemplo, The Huffington Post, usou a dada altura o seguinte slogan: “Portugal, o país que todos vão visitar em 2017”. Este
portal norte-americano menciona “as aventuras na natureza, as cidades históricas
e o famoso vinho” como três dos principais atrativos para quem quer visitar
Portugal. Exalta também “as praias deslumbrantes”, “as cidades vibrantes” e “as
ilhas exuberantes”, destacando, além de Lisboa, os Açores, o Minho e o Algarve.
Concluo que o setor turístico português está em crescimento, tem gerado postos de trabalho, tem contribuído para a preservação do nosso património, para além de ser uma importante fonte de receitas. Porém, é preciso melhorar a atratividade do país e oferecer serviços e produtos que suscitem cada vez mais o interesse internacional. Nesse sentido, creio, que os órgãos do poder central e autárquico, bem como as diversas associações (Nacional de Turismo, Hotelaria de Portugal, Agências de Viagens e Turismo), deverão cooperar mais para aumentar o turismo em todo o país. Sem dúvida que os encantos de Portugal existem no litoral e no interior, no meio rural e no meio urbano, nas pequenas e nas grandes cidades. Assim, todo o país poderá beneficiar com o desenvolvimento económico inerente ao turismo.
Concluo que o setor turístico português está em crescimento, tem gerado postos de trabalho, tem contribuído para a preservação do nosso património, para além de ser uma importante fonte de receitas. Porém, é preciso melhorar a atratividade do país e oferecer serviços e produtos que suscitem cada vez mais o interesse internacional. Nesse sentido, creio, que os órgãos do poder central e autárquico, bem como as diversas associações (Nacional de Turismo, Hotelaria de Portugal, Agências de Viagens e Turismo), deverão cooperar mais para aumentar o turismo em todo o país. Sem dúvida que os encantos de Portugal existem no litoral e no interior, no meio rural e no meio urbano, nas pequenas e nas grandes cidades. Assim, todo o país poderá beneficiar com o desenvolvimento económico inerente ao turismo.
Inês Rute Almeida Calhau
Referências:
https://www.dn.pt/dinheiro/interior/em-2017-vamos-ultrapassar-os-22-milhoes-de-turistas-8760811.html
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]
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