domingo, 1 de outubro de 2017

Financiamento das empresas

O financiamento sempre foi uma ajuda necessária a novos empresários para a construção do seu negócio, pois o investimento inicial tende a ter dimensões exageradas e surreais para a maioria das pessoas.
Atualmente, verificam-se valores historicamente baixos no que toca ao financiamento das empresas por parte dos bancos, o que obriga as mesmas a recorrerem a outros meios para encontrar o financiamento desejado para a evolução do seu negócio.
Isto afeta a função privada de tal forma que é notória a estagnação de várias firmas em diversas áreas. Deve-se ainda realçar que a falta de confiança nos bancos é uma causa muito provável do agravamento de crises económicas, o que nada beneficia os negócios ou a economia, como é óbvio.
A falta de financiamento às empresas em Portugal desmotiva quer empresários a começar a sua empresa neste país, motivando a emigração, quer investidores, que preferem apostar o seu dinheiro em empresas que sejam apoiadas pela banca, pois existe uma maior confiança nestas.
Para incentivar o financiamento, temos a estratégia EUROPA 2020, que leva mais especificamente ao PORTUGAL 2020, um acordo entre Portugal e a Comissão Europeia que, através de 5 fundos europeus estruturais e de investimentos (FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER E FEAMP), tem o objetivo apoiar a implementação de uma estratégia de desenvolvimento sustentável em Portugal até 2020.
O facto de Portugal ter uma dívida pública tão exagerada assusta os Portugueses, sendo também relacionada com a falta de financiamento. Um país em que a dívida pública equivalha a cerca de 130% do PIB, é um país que não transmite confiança nos investimentos, pelo que o sentimento de incerteza no futuro da economia afasta os investidores do nosso país.

Jéssica Costa


[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: