quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Millenium Moove: o substituto digital dos TPA

O Millenium BCP acaba de lançar um Terminal de Pagamento Automático (TPA) digital – a app Millenium Moove. O Millenium Moove permite aos comerciantes aceitar pagamentos de compras através de um smartphone ou tablet, em conjunto com um pequeno leitor de cartões, substituindo os tradicionais terminais Multibanco. De acordo com Rui Teixeira, administrador executivo do Millenium, a aposta neste sistema “reforça o posicionamento enquanto Banco da Inovação, Modernidade e Agilidade, valores que estão no ADN do Millennium BCP”.
Esta aplicação foi pensada para os comerciantes, uma vez que lhes permite receber, sem qualquer tipo de despesas fixas mensais, pagamentos fora do espaço físico da loja, nomeadamente de entregas e serviços ao domicílio. Contudo, tem vantagens também para os consumidores, visto que pode ser utilizado também dentro das próprias lojas, em qualquer zona, sem que o cliente tenha de esperar numa fila para pagar. Desta forma, garante-se não só que os clientes são atendidos mais rapidamente, mas também que nenhuma venda se perca devido ao tempo de espera do consumidor. Outra vantagem que considero importante referir é o facto da app permitir pagamentos através de cartão de débito, crédito ou MB Way.
         Cada vez mais os bancos têm vindo a apostar em serviços on-line e apps para facilitar transações que, anteriormente, apenas podiam ser concretizadas presencialmente numa agência. Uma das maiores inovações nesse sentido foi sem dúvida o serviço de homebanking, que atualmente a generalidade dos bancos disponibiliza, tais como a Caixadirecta, o Montepio 24 e o NBnet. Apesar de criarem algumas preocupações nos utilizadores em termos de segurança, a taxa de utilização destas ferramentas é relativamente elevada, uma vez que permite efetuar operações básicas a partir do conforto do sofá. Mas até que ponto a sua utilização pode substituir um funcionário de um banco?
         No caso particular do Moove, penso que a sua utilização quer dentro das lojas como em serviços ao domicílio tem diversas vantagens para ambas as partes. Do ponto de vista do consumidor, é favorável porque reduz o tempo “perdido” nas lojas, dado que o pagamento pode ser efetuado sem ter de se dirigir à caixa. O comerciante pode optar, a meu ver, por esta aplicação em vez dos terminais multibanco, reduzindo assim as despesas a eles associadas e poupar ao mesmo tempo que aumenta as vendas, pelos motivos supramencionados.
          O progresso tecnológico que se tem verificado nos últimos anos está associado a uma série de melhorias na vida das pessoas, tendo simplificado processos que eram morosos e altamente burocráticos. Contudo, todas as apps e programas inovadores que têm surgido tornam possível a substituição das pessoas por aparelhos nas mais diversas áreas. Na minha perspetiva, estes avanços sucessivos estarão, possivelmente, relacionados com o desaparecimento de algumas profissões num futuro relativamente próximo. Será que aplicações como a Caixadirecta ou o Millenium Moove poderão, um dia, substituir funcionários num banco ou levar a cortes do staff numa loja?

Liliana Gestosa
  
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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