quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Portugal, um incubador de ´Start-ups`

A crise económica levou ao agravamento do desemprego e muitos portugueses recorreram ao lançamento do seu próprio negócio, o que levou a uma onda de empreendedorismo. Durante esse período, um modelo específico de empresa ganhou mais força em Portugal, as chamadas start-ups, empresas emergentes recém-criadas, em fase de desenvolvimento e estudo de mercado ao qual se destinam. Estas empresas apresentam, por norma, uma natureza tecnológica e procuram um modelo de negócio inovador.
Portugal é hoje um país com as condições ideais para a incubação destas empresas comparativamente com países que são, tradicionalmente, países ligados à tecnologia e inovação. A Alemanha, por exemplo, “não oferece um ambiente muito rápido, flexível e barato” ou o Reino Unido não reúne condições propícias por enfrentar o “problema do Brexit”, disse o presidente executivo da Start-up Portugal em declarações à agência Lusa. Os Estados Unidos também perderam posição relativamente às start-ups porque “têm muitos problemas, sobretudo um CEO (presidente executivo) terrível”, acrescenta o responsável referindo-se a Donald Trump.
Portugal vive sob uma atmosfera de positividade criada, por exemplo, pelo turismo e, para além disso, está nas rotas do ‘tech’ mundial. Até o maior evento de tecnologia e inovação, a Web Summit, irá realizar-se pela segunda vez no país. Contudo, apesar de Portugal contar já com mais de 2 mil empresas desta índole, existem problemas ao nível do ritmo da burocracia que poderão vir a ser resolvidos com a tradução dos documentos para inglês de modo a facilitar o estabelecimento de empresários estrangeiros.
São vários os esforços que estão a ser feitos para apoiar as start-ups, não só pelo Governo mas também no setor privado, nomeadamente pelo Instituto Pedro Nunes, que conta com um programa de aceleração de start-ups que realizou este ano a oitava edição. De entre as 55 empresas nascidas desde do início do programa, cerca de 89% das mesmas conseguiram sobreviver, segundo o Público.
O programa ‘Ineo Start’ consiste na apresentação da ideia de negócio por um membro da equipa aos investidores, em apenas 3 minutos, procurando explicar-lhes as soluções que o seu produto apresenta para corrigir problemas, o porquê de ser melhor que as já existentes e qual o valor que cria para a potencial marca compradora. Os candidatos procuram investimentos iniciais entre 50 mil e 750 mil euros, mas essa etapa está longe de ser concebida. “O ‘Ineo Start’ trabalha na fase da ideia. As pessoas tiveram uma ideia e estão a tentar perceber se o modelo de negócio tem viabilidade e se há aceitação pelo mercado”, revelou o diretor de inovação do IPN, Carlos Cerqueira.
Ainda assim, apesar da atmosfera positiva e propensa à criação destas empresas, é necessário que o Estado português continue a fomentar esta prática e é necessário ter em atenção que nem todos os casos são tão bem sucedidos como o ‘Ineo Start’. A possibilidade de fracasso é elevada e acontece em média 9 em cada 10 start-ups. O desafio para o Governo de António Costa é contrariar esta tendência.

Joana Isabel Pereira Amorim

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: