segunda-feira, 9 de outubro de 2017

O impacto do turismo na Economia Portuguesa

“Portugal está na moda” é o slogan promotor do turismo em Portugal. De facto, este sector, em franco desenvolvimento, quase não necessita de autopromoção. Portugal apresenta todo um potencial geográfico, gastronómico, cultural, entre muitos outros, que o torna num local de destino muito apetecível. De salientar, a competitividade dos preços e a tão famosa hospitalidade, que dão o seu precioso contributo para atrair os turistas. A agitação social, política, o clima de insegurança vivido em todo o mundo, redireciona, cada vez mais, este “mercado” tão apetecível e gerador de riqueza para Portugal.
 Portugal transmite, neste momento, algo difícil de encontrar: “segurança”. É baseado nesse princípio que se vai desenvolvendo o turismo e consequentemente a economia. Então qual é o impacto real do turismo na economia portuguesa? O impacto direto e indireto está a impulsionar a nossa economia, atingindo níveis nunca antes alcançados e com tendência ascendente. A atividade turística tem crescido, portanto, a um ritmo acelerado nos últimos anos. Podemos afirmar, que neste momento, o turismo é uma das atividades económicas que mais tem contribuído para a dinamização da nossa economia, impulsionando outros sectores, como a construção, sabendo-se que um país que constrói é um país com futuro.
O peso do turismo na economia portuguesa encontra-se acima da média mundial. Olhando e analisando os números, constatamos que o turismo representa 7% do PIB nacional. “O contributo do turismo para o PIB, para as exportações, para o investimento e para a criação de emprego é de tal forma relevante que não hesito em dizer que é um dos principais sectores, senão, o principal da nossa economia”, diz Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo, lamentando que a “relevância mediática” seja “desproporcionalmente inferior ao seu peso na economia”. As previsões do World Travel & Tourism Council (WTTC – o Conselho Mundial de Viagens e Turismo) para Portugal mostram evoluções positivas, não só no contributo deste sector para o Produto Interno Bruto (PIB), no emprego ou nas exportações, como no investimento. O peso do setor na economia deverá aumentar consecutivamente até 2026, estima o WTTC.
Os dados do INE revelam que Portugal recebeu, até abril deste ano, mais de 5,3 milhões de turistas, um aumento de 10,9% face ao ano passado. A manter-se este ritmo, deverá ultrapassar os 21 milhões no final de 2017, ou seja, mais do que os 19,1 milhões verificados no ano passado.
Portugal ganhou, pela primeira vez, o prémio de melhor destino europeu dos World Travel Awards, os ‘óscares do Turismo’, numa cerimónia que decorreu este ano em São Petersburgo, na Rússia. A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, referiu que todo o país é um “ativo” incrível e motivo de visita. De facto, as perspetivas para o setor do turismo são animadoras. Deve-se, portanto, apostar na qualidade e potencializar o que temos. A economia  agradece.

António Querido

http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2017-08-08-Turismo-ja-representa-7-do-PIB
https://www.dn.pt/dinheiro/interior/portugal-vai-receber-mais-de-21-milhoes-de-turistas-em-2017-8564264.html
https://www.publico.pt/2014/03/23/economia/noticia/turismo-pesa-mais-no-emprego-e-na-economia-em-portugal-do-que-no-resto-do-mundo-1629417

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: