quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Mabor é o motor da economia de V.N. Famalicão, mas não tem direito a acessos

A Continental-Mabor, multinacional alemã, atualmente a quarta maior exportadora Portuguesa, emprega 1.900 pessoas em Famalicão e em 2016 faturou 830 milhões de euros, com lucros de 225,8 milhões. Com mais de 70 anos de produção de pneus, a Mabor exporta 98% da sua produção para mais de 60 países, tendo o principal foco a Alemanha, devido ao seu acordo com a Volkswagen. 
Estima-se que até final do ano de 2017 a Mabor investirá mais de 150 milhões de euros na fábrica de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, e com esta medida criará mais de 200 postos de trabalho. Para o presidente da Continental Mabor, “este investimento só é possível porque o acionista continua a depositar confiança na equipa de Lousado, que ao longo dos anos tem sabido enfrentar com compromisso os muitos desafios e são também uma forte motivação para continuarmos com a mesma atitude nos próximos anos”
Em contrapartida, a Câmara de Vila Nova de Famalicão investirá aproximadamente 2,6 milhões de euros em infraestruturas. Atualmente, depois de sair da via principal, o acesso à fábrica da gigante alemã dos pneus é feito através de pequenas vias secundárias, um enorme desafio para os camiões que entram e saem incessantemente das instalações. Assim sendo, a nova via vai ligar a Estrada Nacional 14 à Zona Industrial de Lousado, precisamente onde se localiza a fábrica da Continental. A câmara de Famalicão garante que os responsáveis da Continental Mabor mostraram "satisfação" com este novo acesso, tendo o presidente do município, Paulo Cunha, sublinhado que a "celebração deste protocolo é uma excelente notícia para Vila Nova de Famalicão, mas também para o país".
O concelho de Vila Nova de Famalicão é o 3º maior exportador de pneus em Portugal e o maior exportador da região do Norte, com um volume de exportações que ronda os 1,9 mil milhões de euros, e um saldo líquido da balança comercial de 901 milhões de euros, segundo dados do INE referentes a 2016. Podemos, então, considerar a Mabor o motor da economia famalicense.
Este investimento feito pela câmara é uma obrigação para que haja um constante investimento por parte da Continental na Mabor. Se houver um constante investimento, como tem havido, não será Vila Nova de Famalicão o maior beneficiário? Qual seria a justificação da câmara se a empresa começasse a investir noutra localidade ou, ainda pior, se mudasse para outro local para obter melhores estradas para se deslocar? É preciso não esquecer que Famalicão é um ponto estratégico, perto do aeroporto Francisco Sá Carneiro e do porto de Leixões. Se os mais de 400 camiões TIR que saem diariamente desta unidade fabril deixarem de sair, como se justificaria a perda de tantos empregos?
Como não se pode mudar os últimos 20 anos de reivindicação, na minha opinião, e visto que a Continental continua a creditar confiança na Mabor, deve haver uma responsabilização por parte da câmara para que a obra se inicie o mais rápido possível e que seja efetuada sem perturbar o dia-a-dia da fábrica. Uma empresa que contribuí tanto para o PIB nacional é uma empresa que merece estar no radar das preocupações dos nossos governantes.

Ana Rita Campos Lima

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/continental-mabor-vai-investir-150-milhoes-e-criar-mais-200-empregos
  
[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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