terça-feira, 3 de outubro de 2017

Obstáculos ao investimento estrangeiro em Portugal

A Continental Mabor, fábrica de pneus sediada em Lousado (Vila Nova de Famalicão), emprega hoje 1.900 trabalhadores e fechou o ano de 2016 com uma faturação de 830 milhões de euros.
Empresa considerada o motor do concelho, foi a quarta maior exportadora nacional e apresentou lucros de 225 milhões de euros, com uma exportação de 98% da sua produção, para um total de 64 países.
A Continental Mabor detém um programa de investimento de 150 milhões de euros para Portugal, onde 50 milhões de euros já estão investidos mas os restantes 100 milhões de euros continuam bloqueados pela “empresa mãe”, sediada na Alemanha, devido à falta de acessibilidades ao polo industrial, que não lhes permite expandir as infra-estruturas da empresa.
Neste momento, mesmo com as dificuldades que defronta, é a segunda maior fábrica do grupo e considerada a mais eficiente e com a melhor qualidade, em cinco anos consecutivos.
A preocupação do Governo em aumentar as exportações e captar mais investimento internacional discute-se desde o Governo do Dr. Pedro Passos Coelho, contudo esta apreensão parece contradizer o que acontece na realidade. Há diversos anos que, diversos Governos, têm feito promessas à Continental Mabor mas sem nunca as cumprirem. Em entrevista, o próprio Presidente da empresa, Dr. Pedro Carreira, comentou os entraves postos por parte do Governo nos seguintes termos: “Há dois anos tivemos quase com a estrada construída, depois mudou o Governo, o processo parou (…) ”.
Outro grande dilema da empresa é Portugal ser tão centralizador. Como a fábrica não está presente em Lisboa, o apoio do Governo é praticamente inexistente.
Contudo, com o atual Primeiro-ministro, Dr. António Costa, começa-se a contemplar reformulações de paradigma: “Há um empenho pessoal do Dr. António Costa. O primeiro-ministro mandou-nos uma carta e isto é diferente de tudo o que aconteceu até hoje”, expõe o Dr. Pedro Carreira.
Em suma, na minha opinião, com base no potencial de Portugal, o país possui diversas particularidades e caraterísticas que lhe permitem acolher investimento internacional. Contudo, é necessário existir um maior apoio e apreciação do Estado para diminuir os diversos obstáculos que devem ser resolvidos oportunamente.

Sérgio André de Oliveira Marques

https://eco.pt/entrevista/continental-ameaca-travar-investimentos-em-portugal-por-falta-de-acessos-a-fabrica/

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: