terça-feira, 3 de outubro de 2017

“Portugal está na moda!”

Decerto que, para os mais atentos, não é novidade que o nosso país anda nas bocas do mundo. De facto, Portugal tornou-se, para muitos, um dos destinos mais prediletos, enquanto outros já o aclamam como: “a pérola da Europa”.
O turismo no nosso país está numa fase de expansão e tem um papel cada vez mais importante na economia. No contexto mundial, Portugal torna-se cada vez mais notório, não só pelas suas incríveis praias e pelo sol, mas também pela sua gastronomia e pela sua herança cultural e patrimonial. Além disso, o nosso país tem sido reconhecido como um dos mais acolhedores e amigáveis do mundo. Num estudo realizado pela Universidade de Londres, Portugal foi considerado o país mais amigável da Europa.
Desta forma, houve um acréscimo do peso do setor do turismo (em relação ao PIB), proporcionando um aumento de 2,6% para 4,3% do PIB, entre 2010 e 2015. Em 2016, a atividade turística conseguiu atingir um crescimento de 11,5%, face ao ano anterior, o que fez com que gerasse, nesse mesmo ano, receitas de 12 mil milhões de euros, quase o dobro das receitas turísticas que foram registadas há 10 anos. Aliás, o turismo é também responsável pela criação de muitos empregos. Nestes últimos 18 meses, foi possível dar origem a mais de 60 mil postos de trabalho.
Neste contexto, ainda podemos salientar o papel fulcral das receitas turísticas como contributo para o equilíbrio externo. Isto é, as receitas geradas pelo setor do turismo permitem que Portugal consiga manter saldos externos excedentários. À vista disto, o setor do turismo permitiu que o saldo excedentário da balança de serviços fosse superior ao défice da balança de bens.
Assim sendo, é necessário agora entender quais foram as razões do desenvolvimento do turismo. A principal razão deste crescimento deve-se à mudança do modelo de promoção. O principal canal de venda passou a ser internet e o conteúdo online, ou seja, começou-se a utilizar o marketing digital para promover o que os turistas queriam e o que Portugal já há muito tinha. O reconhecimento internacional também ajuda a explicar a evolução do turismo. O facto de Portugal ser distinguido por diferentes rankings internacionais faz com que certas caraterísticas do nosso país sejam reconhecidas por um maior número de pessoas.
No entanto, Portugal ainda tem vários obstáculos pela frente. Um dos grandes desafios que o nosso país enfrenta é a concorrência mundial. Assim como Portugal, vários outros países conseguiram ‘colocar-se no mapa’. Um outro desafio que Portugal encara é a especulação mobiliária. A falta de estruturas nos grandes aglomerados do nosso país impulsiona uma subida dos preços dos bens imóveis. Por último, mas não menos importante, a conotação negativa que o setor do turismo possui é também um grande obstáculo a superar. O turismo não pode ser entendido como um obliterador da nossa economia. Várias pessoas não conseguem compreender as vantagens que as atividades turísticas trazem para o país e isso é um problema.

Ângelo Morgado

Referências:
https://www.publico.pt/2017/03/04/sociedade/noticia/os-segredos-que-puseram-portugal-no-mapa-do-turismo-1763465

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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