quinta-feira, 25 de novembro de 2021

A Influência do Marketing Digital na Empresas Portuguesas

        Se a era digital tornava-se algo dispensável do ponto de vista comercial, a pandemia trouxe uma nova perspetiva, onde já não são as empresas que virtualmente encontram os consumidores mas sim os consumidores que procuram as empresas online.

          Recuemos a 2019, onde o número de compradores online em Portugal se situava nos 39%, ficando 24 pontos percentuais abaixo da média Europeia. Devido à COVID-19, em 2020, o crescimento saltou para quase 70% dos portugueses, com idades entre 16 e 74 anos, que faziam compras online.

           Mas o que significam estes números para economia portuguesa? Sabe-se que no ano corrente, 2021, o impacte do digital no PIB português aproxima-se dos 13 mil milhões de euros. Para as médias e grandes empresas estabelecidas em Portugal, estes números são apenas uma pequena amostra do potencial do digital, afirmando que ainda existe muito caminho para desenvolver no marketing das empresas portuguesas.

      Figura 1

 

          Na figura 1 está representada a percentagem dos países com maior peso no volume de comércio eletrónico das empresas, para clientes fora de Portugal. Para além disso, de acordo com a figura 2, os orçamentos de marketing das empresas portuguesas têm revelado de forma crescente a aposta no digital, tendo as empresas indicado uma previsão para 2020 de cerca de 23% do orçamento dedicado ao marketing digital. Sendo assim, na minha perspetiva, a utilização de estratégias online representa uma mais-valia para as empresas portuguesas, justificando-se um maior investimento nesta área tão promissora.

                        Figura 2

       Agora, em 2021, 47,2% das empresas lusas decidiram investir como nunca no Marketing Digital como forma de mitigar alguns desses problemas surgidos no último ano e assegurar o regular funcionamento do tecido empresarial nacional. Contudo, na minha opinião, ainda que o investimento em marketing digital seja forte, a falta de conhecimento e especialização num mercado tão competitivo quanto o online são fatores que em nada contribuem para o sucesso destas empresas.

          Relativamente a ações no digital, podemos pensar apenas em coisas mais simples e locais, como uma presença no Google Maps, e percebemos o quão importante pode ser facilitar a deslocação dos nossos potenciais clientes até ao nosso negócio. Obviamente que temos grandes, médias e até pequenas empresas com um digital bastante bem estruturado e com estratégias integradas de marketing e comunicação. No entanto, temos outras para as quais a presença digital é ainda algo utópico.

          Em suma, o marketing digital ainda está em fase de crescimento em Portugal e ter uma presença online é importante para todos os negócios. Precisamos de estar onde os nossos clientes estão e onde a nossa concorrência está. Mas precisamos essencialmente destacar-nos entre toda a informação que circula incessantemente pelos nossos computadores e smartphones.

 

Andreia Filipa Cerqueira Moreira

Bibliografia:

https://marketeer.sapo.pt/47-das-empresas-em-portugal-aumentou-investimento-em-marketing-digital/

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/empresas-querem-progresso-no-marketing-digital-em-2022-775593

https://www.comerciodigital.pt/media/2586/acepi-idc-estudo-da-economia-digital-em-portugal-2020.pdf

https://www.noticiasdeaveiro.pt/investimento-em-marketing-digital-cresce-par-47-das-empresas-em-portugal/ 

[artigo de opinião desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho] 

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