sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Desemprego jovem e a emigração qualificada

O desemprego jovem em Portugal atingiu no 1º trimestre deste ano os 42, 1%, sendo este o valor mais alto alguma vez atingido. Desde 2000, quando eram apenas 9 em cada 100 jovens desempregados, que o número não parou de crescer. No fim de 2012 temos a 4ª maior taxa da União Europeia. 
O que me parece preocupante é que a acompanhar este factor temos um aumento do nível de qualificação da população. Em 2011, 72.5% da população tinha concluído, pelo menos, o ensino secundário, em oposição aos 58.8% do ano de 2000. Assistimos então a um aumento das qualificações dos portugueses, mas mesmo assim Portugal vê a sua taxa de desemprego jovem continuar a aumentar. Como por cá ninguém parece muito preocupado com esta situação, resta-nos a nós, jovens, procurar a solução e muitas vezes essa solução passa por emigrar. 
Mas hoje em dia e emigração é encarada de forma menos dolorosa. Para um jovem, emigrar é alargar horizontes, é conseguir melhores condições de trabalho, já não é emigrar sem saber para onde se vai ou o que procurar. A emigração já não tem como objectivo voltar para Portugal depois de conseguir algumas poupanças. É conseguir criar uma carreira, conhecer novas culturas e aprender novas línguas. Emigramos porque queremos crescer a nível pessoal e profissional. 
É, no entanto, benéfico para Portugal qualificar os seus jovens para que eles criem riqueza lá fora? É estarmos perante uma população mais habilitada mas em 2012 termos mais 318 970 emigrantes do que em 2011? 
Cada vez mais, o empreendedorismo é a palavra chave, mas é preciso encorajar ao investimento e oferecer condições para que se queira crescer em Portugal e, acima de tudo, para que os nossos jovens qualificados não se entusiasmem com a emigração. 

Helena Isabel Carvalho Ferreira

Fonte: PORDATA - http://www.pordata.pt/Portugal

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho] 

Sem comentários: