quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Será que abandonar a moeda única poderá ser uma das soluções?

A Zona Euro é uma união monetária na União Europeia onde vários dos países membros adoptaram o Euro como moeda. Depois de se estabelecer um conjunto de critérios de convergência para a adopção do Euro, a nova moeda entrou em circulação dia 1 de Janeiro de 2002. Dos 27 países membros da união europeia, 17 deles adoptaram o euro como moeda. A entidade máxima que regula toda a política monetária é o Banco Central Europeu.
Perante a actual situação económica da Europa e do nosso país, onde a produtividade é pouco eficiente, o endividamento é preocupante e o desemprego não pára de aumentar e não se avistam melhorias no curto prazo, é necessária a busca de soluções, e uma das questões que se coloca é: será que abandonar a moeda única poderá ser uma das soluções?
Penso que nenhuma entidade poderá expulsar o nosso país da Zona Euro, no entanto Portugal pode sair de livre e espontânea vontade. Mas será essa a melhor solução para o país? Quais as consequências dessa decisão?
Suponhamos uma perspectiva de saída do euro, com este a valer 200 escudos, no entanto sujeito a uma desvalorização de 30%. Suponhamos também que o PIB é de €165 mil milhões e que a dívida externa tem um valor semelhante. Assim sendo, o PIB medir-se-ia em contos (33 mil milhões). Mas como o escudo desvalorizou, a dívida passou a ser 47 mil milhões. Numa primeira visão o impacto seria negativo.
No que diz respeito ao carácter social também devem ser feitas algumas comparações. Por exemplo, para as empresas produtoras, como o preço das exportações baixava, isso implicaria um aumento das vendas e consequentemente um aumento de emprego e isso seria uma consequência positiva, pois iria diminuir o desemprego do nosso país que, como já referido anteriormente, está a assumir números avassaladores. No entanto, no que toca ao poder de poder de compra, e ao invés do que acontece com as exportações, o preço das importações aumentaria porque os mesmo escudos tinham menos poder de compra, e por isso o nível de vida iria piorar, e isso seria mais uma consequência negativa. Observando este panorama, e se assim fosse, teríamos de estar dispostos a trocar salários menores por mais postos de trabalho.
Na minha opinião, e apesar de fazer sentido tentar travar o endividamento com uma ruptura social em que se alteram os hábitos consumistas dos portugueses que, admitamos, tem sido elevados, leia-se um desperdício, é importante ter em conta de que com a saída da zona euro a dívida iria “aumentar”, uma vez que o nosso poder monetário seria menor para “combater” a dívida externa. Não existe uma maneira de evitar este prejuízo que foi feito no dia em que o país decidiu gastar mais do que tinha. Deste modo penso que não é viável a saída do euro.

Carolina Fonseca Oliveira

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: